A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde informa que o Hospital Municipal de Iporá, recebeu nos dias 10 e 11 de outubro, mais uma etapa para a certificação como “INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA”. A secretária municipal de saúde Daniela Sallum, diz que o Hospital recebeu a visita técnica de avaliadoras, dentre elas a dra.Claudia Gouveia, Coordenadora Estadual de Saúde da Mulher SES/SPAIS. Denis Baliza – diretor do HMI, destaca que nesta etapa foram avaliações, através de entrevistas com a equipe de profissionais, onde foram avaliados médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionista, bioquímica, administrativos, serviços gerais, além de avaliar o comprometimento da direção Hospital.
E para completar as entrevistas e propiciar o cruzamento dos dados, confirmando se o hospital segue ou não os 10 passos para o sucesso do Aleitamento materno e, pois, as boas práticas no parto e nascimento recomendados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS), foram entrevistadas as mulheres que deram à luz neste Hospital.
As entrevistas com as pacientes aconteceram no Hospital e no domicilio das pacientes.
De antemão, mesmo antes do fechamento de toda a documentação colhida pelas avaliadoras, as mesmas já parabenizaram o serviço prestado neste município.
Desde o ano de 2013, o Hospital Municipal de Iporá, vem trabalhando para a implementação deste título, que é um selo de qualidade do serviço.
Desde então o Hospital Municipal de Iporá, vem colhendo resultados positivos nesta área, onde apontam para uma maior satisfação, da mulher e da família, partos e nascimentos mais saudáveis, além de aumentar o índice de aleitamento materno e de parto natural.
Houve também um aumento significativo no número de partos assistidos, inclusive de mulheres que tem convenio de saúde e procuram o Hospital para dar à luz.
Parto Humanizado
A diferença entre parto natural humanizado e o parto normal é justamente a maneira como o processo é conduzido. No parto humanizado o atendimento é centrado na mulher, que é tratada com respeito e de forma carinhosa, podendo desfrutar da companhia da família, caminhar, tomar banho de chuveiro ou banheira para aliviar as dores.
As intervenções de medicamento, aceleração do parto ou mesmo o tradicional corte vaginal acontece somente quando é estritamente necessário.
O Hospital Municipal oferece uma situação mais acolhedora na hora do parto, com quartos que são usados antes, durante e depois do parto, mas para isso toda a equipe deve estar preparada e disposta para enfrentar o trabalho de parto no ritmo da mulher.
Assim estamos preparando a equipe deste hospital para o atendimento respeitoso, seguro, humanizado, das mulheres e bebes.
Hospital Amigo da Criança
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma estratégia lançada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde e UNICEF em 1991 com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar.
A iniciativa consiste no treinamento dos profissionais de saúde do estabelecimento de saúde para o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.
Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.
O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.
Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.
Equipe de saúde do Hospital Municipal manifesta satisfação pela certificação de mais uma etapa do Programa “Hospital Amigo da Criança”
Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!