A Regional de Saúde Oeste I, Prefeitura de Iporá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou ontem, 05, no Senac, a quarta reunião da Comissão dos Intergestor Regional (CIR). Nessa reunião foram discutidos e definidos entre os prefeitos presentes e os gestores das secretarias de saúde da região Oeste de Goiás sobre a implantação do Consórcio Público de Saúde.
Compareceram na reunião para definição para dar inicio a implantação do Consórcio Público de Saúde os seguintes prefeitos: Danilo Gleic (Iporá), Edison Ferreira (Diorama), Cleudes Alves (Bom Jardim de Goiás), Roldão (Baliza) e André Ariza (Piranhas).
A Coordenadora da Regional de Saúde Oeste I, Célia Barros, informou para a imprensa que a reunião foi satisfatória, onde compareceram quinze municípios que tomaram decisão para implantação do consórcio. Somente o município de Palestina de Goiás não enviou representante para a reunião da CIR.
Marcou presença na reunião Armando Zafalão Júnior, Gerente das Regionais de Saúde e Coordenador dos Núcleos de Consórcio Público de Saúde em Goiás, para ele a implantação do consórcio na região Oeste de Goiás, vêm de encontro com a necessidade para sanar de vez custos altos na parte de tratamento. Outra vantagem do consórcio é descentralizar os serviços realizados somente na capital, e interiorizar profissionais de saúde em uma determinada localidade e resolver a demanda dentro de um prazo rápido.
Foi citado por Armando Zafalão Júnior, municípios em outros estados como Paraná, Minas Gerais e São Paulo, que aderiram ao consórcio e que hoje conseguem atender toda população com custo baixo e com qualidade no atendimento.
Para Daniela Sallum, Secretária Municipal de Saúde e Coordenadora da CIR, essas reuniões são muito produtivas porque assim é possível ver o que as outras cidades estão fazendo em suas Secretarias de Saúde e através dessa troca de experiências um ajuda o outro. E através das decisões tomadas em grupo, continua a coordenadora, os municípios tomam decisões igualitárias e mostram que a união faz a força.
É aguardado para os próximos dias uma reunião para a definição da criação do estatuto onde cada município assumirá as responsabilidades dentro do consórcio a ser implantado na região que abrange dezesseis municípios.
Sobre a CIR
A Comissão Intergestor Regional (CIR) é um órgão de instância colegiada, não paritário, de natureza permanente, cujas decisões são tomadas por consenso, em conformidade com as disposições estabelecidas pelo Pacto pela Saúde (Portaria GM/MS 399 de 22 de Fevereiro de 2006), constituindo-se em um espaço de planejamento, pactuação e co-gestão solidária entre os gestores municipais.
Municípios que intrega á Regional de Saúde Oeste I:
Amorinópolis
Aragarças
Arenópolis
Baliza
Bom Jardim de Goiás
Diorama
Fazenda Nova
Iporá
Israelândia
Ivolândia
jaupaci
Moiporá
Montes claros de Goiás
Novo Brasil
Palestina de Goiás
Piranhas