Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Secretária admite dificuldades na saúde pública de Iporá

Daniela Sallum, secretária municipal de saúde de Iporá, foi sabatinada na sessão de ontem, terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Iporá. Os vereadores a questionaram sobre os diversos problemas existentes na sua área. Ela adotou a estrategia de admitir as falhas. Foi humilde nas colocações e acabou não sendo tão criticada pelos opositores.

Dela foi indagado sobre a falta de medicamento nos postos e na farmácia da Secretaria de Saúde e sobre a falta de médico nos postos e ortopedista e cardiologista no HMI. Foi indagado sobre o não funcionamento da UPA. Teve que responder sobre a reforma dos postos de saúde, paralisado à quase dois anos. À ela foi perguntado quais são as medidas preventivas no combate a dengue e porque o município não conta com médico do Programa Mais Médico. Enfim, vários questionamentos.

A reportagem do Oeste Goiano, na tarde de ontem, entre 17 e 19 horas, procurou fazer contato com todos os vereadores para ouvir deles sobre qual a impressão sobre os esclarecimentos dados pela secretária. Foram as seguintes opiniões que ouvimos de vereadores:

Adriano Coutinho (PMDB):
“Ela foi convincente. Só dela ter ido lá, foi positivo. Ela mesmo reconheceu as falhas, mas disse que corrigirá”.

Cleudes Alves (PMN):
“Foi bom ela ter ido. Não escondeu nada de nós. Respondeu todas as perguntas. Honrou o cargo ao atender a convocação. Sabemos que a saúde é um caos geral no país, estado e município”.

Duílio Siqueira (PSDB):
“A secretária foi verdadeira em suas palavras. Tem muito que ser feito, mas muito já foi executado em razão de um planejamento que existe desde o primeiro mês da gestão”.

Francisco de Paula Rodrigues – Chico Paulo (PSDB)
“A secretária foi boa, convicente, honesta, verdadeira e esclarecedora. Ela atendeu a expectativa. Conseguiu mostrar a realidade quanto a falta de medicamentos e as problemáticas de licitações. Ela retratou bem essa realidade”.

Gumercino Francisco – Fio (PPS):
“A secretária omitiu algumas coisas e assumiu outras. Do que ela podia falar, ela falou. Negou que tenha pressionado os agentes de dengue de mandá-los ir embora. Isso ela negou, mas ocorreu”.

Paulo Alves (PT):
“Respondeu indagações. Reconheceu erros. Culpou empresas que não atendem ao processo de licitação. Falou de dificuldades técnicas e operacionais. Ela deixou os vereadores satisfeitos em alguns pontos e noutros nem tanto, já que tem coisas que disse não saber e disso terá que responder por escrito. Tomaremos as providencias”.

Rodrigo Marques (PPS):
“Ela usou de sinceridade ao assumir as dificuldades da saúde. Culpou empresas que vencem licitações e não entregam os medicamentos por trazer dificuldades. Em algumas situações até pediu desculpas”.

Suélio Gomes (PR):
“Percebe-se que ela enfrenta dificuldades e admite que existe essas dificuldades. Explanou sobre toda a realidade do momento”.

Valdomiro Alves de Paula (PT):
“A secretária admitiu que a saúde está descontrolada e que tem erros. Ela não mentiu. Foi sincera. Ao contrário do Celismar, diretor do Hospital que, quando chamado, quis passar a impressão que tudo estava bem”

Wênio Pirulito (PSB)
“Foi produtiva a ida da secretária à Câmara. Sanou dúvidas. Ela disse do que está faltando e disse que está procurando soluções. Falou das dificuldades das licitações. Gostei da ida dela”.

Não foi possível o contato com três vereadores: Elione Alves (PMDB), Eder Manoel (PTB) e Aurélio Fábio (PTB). Eles não atenderam as chamadas de telefone, nem retornaram.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-06-16-at-05.47
Dr. Omar participa do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas
salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-06-16-at-05.47
Dr. Omar participa do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas