Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Secretária de Saúde de Iporá fala sobre liberação de Alvará Sanitário

Daniela Sallum, Secretária Municipal de Saúde de Iporá, fala da importância e da satisfação de ter conseguido a liberação junto a Vigilância Sanitária Estadual, dos alvarás sanitários referentes ao ano de 2013 para os órgãos de saúde.

Por saber a importância e a necessidade do Alvará Sanitário em uma unidade de saúde, foi que a gestão agiu neste sentido, conseguindo levantar junto aos n profissionais da área em Iporá, toda a documentação necessária. A partir de então, foi dada entrada na Vigilância Sanitária Estadual para a liberação dos mesmos.

Foi um trabalho árduo onde a Coordenadora da Vigilância Sanitária de Iporá, juntamente com sua equipe, teve que realizar. A dificuldade é porque se faz necessário vários documentos, dentre eles os do Conselho de Classe dos profissionais (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogos, farmacêuticos bioquímicos, dentre outros), bem como a comprovação de quitações de anuidades e a certidão de regularidade junto a cada conselho.

Em alguns casos teve que comprovar que os profissionais foram e são capacitados para exercer exclusivamente aquela função, como foi o caso em especifico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192, e da Unidade de Coleta e Transfusão Sangüínea – UCT.

Aproveitando a oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde informa a toda população a importância do Alvará Sanitário, que é um documento fornecido pela autoridade de saúde, autorizando a ocupação e o uso do imóvel para o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, agropecuários, de saúde e outros, após a vistoria prévia das condições físico-sanitárias. Com este documento a população ficará sabendo, por exemplo, que aquele local, aquela unidade, cumpre as determinações de higiene e limpeza exigidas pela legislação.

É um documento que deve estar afixado em local visível ao público, pois ele indica que o estabelecimento encontra-se de acordo com a legislação sanitária vigente e deve ser renovado anualmente, junto a Vigilância Sanitária Municipal, Regional ou Estadual.

A Scretaria de Saúde informa que somente a Unidade de Coleta e Transfusão Sangüínea – UCT, esta sem o Alvará Sanitário, uma vez que liberam o Alvará Sanitário, após a realização da vistoria por técnicos do Estado capacitados exclusivamente para esta finalidade, o que se aguarda no momento, uma vez que esta unidade está, desde o ano de 2009, funcionando sem o Alvará Sanitário. Vale lembrar que toda a documentação exigida, inclusive a capacitação do profissional médico responsável técnico pela unidade, já foi realizado junto ao HEMOCENTRO, na cidade de Goiânia – GO, já foram protocolados todas as documentações na VISA Estadual, não tendo o município nenhuma pendência documental para a liberação do alvará. Aguarda-se a realização da vistoria, que não tem data prevista.

Quem não tem alvará sanitário é considerado clandestino e poderá sofrer as penalidades da Lei como interdição, fechamento e multas, destaca a Secretaria de Saúde. Então, fiquem atentos.

 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

ivolandia
Ivolândia promove gincana escolar para combater a dengue
WhatsApp-Image-2025-03-26-at-06.01
Nova viatura do SAMU reforça atendimento para a cidade
samu5
Nova viatura do SAMU reforça atendimento em Ivolândia
saoluis
Clínica Móvel oferece exames de ultrassonografia em SLMBelos
convite
Prefeitura promove Roda de Conversa no dia Mundial da Saúde Bucal
ivolandia
Ivolândia promove gincana escolar para combater a dengue
WhatsApp-Image-2025-03-26-at-06.01
Nova viatura do SAMU reforça atendimento para a cidade
samu5
Nova viatura do SAMU reforça atendimento em Ivolândia
saoluis
Clínica Móvel oferece exames de ultrassonografia em SLMBelos
convite
Prefeitura promove Roda de Conversa no dia Mundial da Saúde Bucal