Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Secretaria Municipal de Saúde alerta:“A DENGUE” pode matar.

“A Dengue pode e mata”.

Esse é um dos grandes motivos que a Secretaria de Saúde de Iporá, Daniela Sallum, através da administração municipal não esta medindo esforços para controlar este “bichinho voador” -o mosquito da dengue, que fez muitas vitimas em nosso Município.

Daniela, destaca que o período de chuvas na região contribui e contribuiu para o aumento do risco de se ter a doença, alem de não darem o destino adequado do lixo que nos mesmos estamos produzindo.Assim que assumimos esta administração, encontramos uma cidade abandonada, literalmente suja. Vale lembrar que a Dengue não poupa ninguém, é uma doença onde a responsabilidade é de todos nos. Friso que as medidas de prevenção devem ser coletivas, de todos, por isso exigindo uma mudança de comportamento de todos nos. Muitas vezes vejo as pessoas, a população se posicionando como vitimas da doença que ela mesma esta banalizando, ao invés de se tornarem aliados da administração municipal para combatermos juntos a dengue, sendo que para obtermos sucesso no controle da dengue,90% depende da população em se conscientizar, em auxiliar a administração municipal, ai sim teremos sucesso no combate a dengue.

O mosquito da dengue mora ao nosso lado, onde a grande maiorias dos criadouros estão dentro de nossas próprias casas, vamos todos juntos combater esta doença, porque nos somos gente e uma administração que faz, e fazemos sim a diferença.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde Daniela Sallum, para combater à dengue devemos seguir três passos fundamentais, que são:

• Evitar ser picado pelo mosquito, para isso devemos usar mosquiteiros, telas e repelentes constantemente;
• Eliminar os criadouros do mosquito, não deixando em hipótese alguma água limpa ou suja parada e ou depositada em locais como caixas d’água, tanques e vasos, vasos de plantas, alem de dar o destino adequado ao lixo, que hoje é o maior vilão da dengue em nosso Município.
• Denunciar as pessoas que deixam e ou quem permite a proliferação do mosquito, não dando o destino adequado ao lixo, deixando água parada, entre outros ações que deveriam ser realizadas, ligando para a Secretaria de Saúde, comunicando o departamento de Vigilância em Saúde – Vigilância Sanitária, não precisa se identificar, não há esta necessidade.

Não há tratamento específico para o paciente com dengue clássica. A equipe de saúde, médicos e enfermeiros devem tratar os sintomas apresentados, com analgésicos e antitérmicos, sempre administrados e orientados pela equipe técnica de saúde que foram capacitados, sendo muito importante também que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido.

Solicitamos a toda nossa população que não se auto mediquem, procurem as unidades de saúde e sejam avaliados por profissionais de saúde.

RESUMO GERAL – 2013
613– casos foram notificados como suspeitos de Dengue – (100%)
203- casos foram confirmados de Dengue – (33,11)
410– casos que foram notificados como suspeitos de Dengue, foram descartados – (66,88%).
Dos casos notificados em nosso Município e confirmados de Dengue (203 casos), foram:
182 – casos residentes em Iporá – GO (89,65%)
26 – casos de pessoas que não moram em Iporá – GO (12,80%)

“A CHUVA JÁ ESTA COMEÇANDO…SE NÃO TOMARMOS CUIDADO,ESSES INDICADORES VÃO AUMENTAR”
FIQUE ESPERTO!
Os números até podem assustar, mas para nos gestores esses números, indicadores, significam que nossa equipe esta preparada, atenta e atuante. Desta forma é que temos condições de tomarmos as devidas medidas necessárias para que consigamos controlar a Dengue em nosso Município bem como fazer um planejamento das ações a serem desenvolvidas.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2025-01-03-at-19.29
Unidade de coleta de sangue tem vaga para analista em saúde
WhatsApp-Image-2024-12-13-at-09.26
Chega aos municípios campanha contra Dengue, Zika e Chikungunya
WhatsApp-Image-2024-12-04-at-06.08
Sem receber salários, médicos começam pedir demissões
VAN
Licença ampliada para pais de bebês com deficiência é aprovada"
salario-atrasado-2
Gestão diz aos médicos que não há previsão de pagamentos
WhatsApp-Image-2025-01-03-at-19.29
Unidade de coleta de sangue tem vaga para analista em saúde
WhatsApp-Image-2024-12-13-at-09.26
Chega aos municípios campanha contra Dengue, Zika e Chikungunya
WhatsApp-Image-2024-12-04-at-06.08
Sem receber salários, médicos começam pedir demissões
VAN
Licença ampliada para pais de bebês com deficiência é aprovada"
salario-atrasado-2
Gestão diz aos médicos que não há previsão de pagamentos