Nesta quinta-feira, 27, o Secretário de Estado da Saúde, Halim Antonio Girade, visitou as cidades de Iporá e São Luís de Montes Belos, acompanhado da Superintendente de Vigilância em Saúde, Tânia Vaz. Os dois se reuniram com secretários de saúde, técnicos e gestores, para tratar das estratégias de combate à dengue em 2014.
Iporá, foi primeira cidade a ser visitada. A chegada do Secretário e da Superintendente aconteceu às 9 horas, no auditório do Instituto Federal de Goiás (IFG). Eles foram recebidos pelos prefeitos Danilo Gleic, de Iporá; Aurélio Mendes, de Aragarças; Otair Teodoro lLeite, de Piranhas, Edson Ferreira, de Diorama e representantes dos demais municípios que compõem a região Oeste I.
Na pauta, reunião com os prefeitos, secretários, parlamentares, gestores e técnicos das cidades de Iporá, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Piranhas, Aragarças, Amorinópolis, Arenópolis, Diorama, Fazenda Nova, Israelândia, Ivolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil e Palestina de Goiás.
O período da tarde foi dedicado às oficinas temáticas, coordenadas pela SES-GO, em parceria com a Faculdade de Iporá (FAI). O encontro contou com os coordenadores de: Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, gerentes de Endemias, educadores em Saúde e médicos dos hospitais municipais e da rede privada.
A Gerente da Regional Oeste I, Célia Barros, afirma estar confiante de que o encontro dará novo ânimo às equipes que trabalham na prevenção e controle da dengue.
Para o secretário Halim Girade, o principal objetivo das reuniões é sensibilizar as autoridades locais, para que atuem com rigor no combate ao vetor da dengue. Isso significa mobilizar a população, oferecer condições de trabalho aos agentes de saúde e assistência aos doentes, além de acompanhar o desenvolvimento da doença.
“É possível diminuir o número de óbitos, mas é preciso que a população entenda que o problema começa em casa. É indispensável olhar, diariamente, a caixa d´água, cuidar do lixo e do quintal, para ver se não há água parada”, orienta o Secretário. Halim ressalta que a chegada do período chuvoso torna a situação ainda delicada, requerendo atenção e dedicação redobradas dos gestores e da população.
As reuniões da CIR (Comissão Intergestores Regional) são periódicas e estabelecem espaços para discussão entre gestores de Saúde para ajustar políticas e ações efetivas, em prol da saúde do cidadão, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).