A Prefeitura Municipal de Iporá por meio da Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Testagem e Aconselhamento – Serviço de Assistência Especializado (CTA-SAE) de Iporá, realizou nesta sexta-feira, dia 01 de setembro, no salão São Paulo da Cruz, o 1ª TREINAMENTO AO ACIDENTE COM MATERIAL BIOLOGICO NOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE.
O evento é direcionado a todos os usuários / profissionais médicos, de enfermagem e odontólogos das 08 Equipes de Saúde da Família. Curso foi realizado pela CTA-SAE de Iporá que é especializado em HIV/AIDS/Hepatites Virais e Sífilis no município.
A secretária municipal de saúde Daniela Sallum, relata que as estimativas da Organização Mundial de Saúde, são da ocorrência de 2 a 3 milhões de acidentes percutâneos com material biológico no período de 1 ano entre os trabalhadores de saúde.
E conhecendo estes dados, e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, será divulgado um fluxograma aprovado pela Secretaria de Saúde de Iporá, para os Estabelecimentos de Saúde. Com a finalidade de orientar as medidas de prevenção e aquelas que devem ser tomadas após a exposição ao material biológico, que constituem importante componente de segurança no ambiente de trabalho.
Equipe está coordenada pela secretária municipal de saúde, dra. Daniela Sallum e Aline Barbosa (enfermeira e coordenadora do CTA-SAE), psicóloga Paulla Mikaelle, infectologista Daniela Teófilo e a farmacêutica Evelinne Leonel. No evento houve a participação de todos os profissionais da região oeste.
Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!