Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

SMS faz levantamento de controle de vetores que prevene contra Dengue

A Prefeitura Municipal de Iporá através da Secretaria Municipal de Saúde por meio do Núcleo de Controle de Vetores, realizou no município entre os dias 08 e 12 de janeiro de 2018 o 1º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa. O LIRAa é uma ferramenta do Ministério da Saúde que nos direciona nos Levantamentos Entomológicos e seus Indicadores. Dentro de uma semana temos o resultado da pesquisa e já podemos direcionar nossas ações para as localidades apontadas como críticas. Em relação ao controle do Aedes Aegypti, o LIRAa divide a cidade de Iporá em 09 Extratos, ou seja, em nove bairros onde iremos realizar o Levantamento por Amostragem. E através do LIRAa que temos o Índice de Infestação Predial – IP, ou seja, o número de imóveis positivos para Aedes. Assim como o Índice de Breteau – IB, que nos mostra os tipos de depósitos predominantes com Aedes Aegypti.

O Ministério da Saúde orienta que o Índice aceitável para se ter o controle de infestação por Aedes Aegypti e de uma possível epidemia seja ela de Dengue, Zika ou Chikungunya e de no máximo de 1.0% de Infestação Predial – IP. Ou seja 1% dos imóveis de nossa cidade.

Daí a importância de cada cidadão e cidadã de nosso município realmente se empenhar e se sensibilizar em fazer parte dessa luta diária contra o Aedes. Vivemos em Iporá um momento que requer atenção e todo cuidado quanto aos criadouros desse mosquito letal para nossa saúde e vida.

A mobilização contra o mosquito deve começar partindo de nossas casas, trabalhos, ambientes escolares, em nossas igrejas, associações de bairros e de moradores, bem como os demais seguimentos organizados da sociedade.

Neste 1º LIRAa realizado entre os dias 08 a 12 de janeiro de 2018, tivemos em Iporá um Índice de Infestação Predial – IP de 1,9%. E o Índice de Breteau – IB de 2,8%. Informamos que o nosso município se encontra classificado de acordo com o resultado do LIRAa em “MEDIO RISCO”. Mas fica o alerta pois o número das notificações de casos suspeitos por Dengue, Zika e Chikungunya estão gradativamente aumentando nestas duas primeiras semanas do ano. Já tivemos 02 óbitos em nosso município e isso muito nos entristece, pois poderia ocorrer em qualquer uma de nossas famílias.

As ações e estratégias de combate ao vetor Aedes Aegypti estão sendo desenvolvidas, direcionadas e intensificadas neste período crítico. Planejamentos que envolvem e contam com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Regional de Saúde Oeste I, Prefeitura Municipal de Iporá, Secretaria de Obras e Limpeza Pública, Secretaria Municipal da Saúde, Controle de Vetores, Vigilância Sanitária, Estratégias de Saúde da Família e demais departamentos intersetoriais.

Em Iporá neste período Chuvoso, mesmo com a intensificação das ações e orientações de combate ao aedes, temos encontrados um número intenso de depósitos com focos e larvas do mosquito nas residências, seja dentro ou fora do domicilio. Os depósitos predominantes neste LIRAa são os do Tipo: D2: lixos, recipientes plásticos, latas, garrafas, entulhos e sucatas e ferro velhos. Do Tipo: B: pequenos depósitos moveis; vasos e aparadores, pratinhos de plantas, todos os tipos de bebedouros, recipientes de degelo. Todos de fácil remoção e eliminação pelos moradores. E por fim os depósitos do Tipo: C: Depósitos Fixos; Tanques de Borracharias, Calhas, Lages, grelhas no chão, vasos sanitários, vasos de cemitério, piscinas e aquários.

LEVANTAMENTO DE INDICE RAPIDO DO AEDES AEGYPTI (LIRAa).

1° – LIRAa – 08 a 12 de JANEIRO 2018

INDICE INFESTAÇÃO PREDIAL (IIP): 1,9%

INDICE DE BRETEAU (IIB): 2,8%

MUNICÍPIO EM: MÉDIO RISCO

INDICE DE INFESTAÇÃO PREDIAL AEDES ALBOPICTUS (IIP): 0,4%

INDICE DE BRETEAU AEDES ALBOPICTUS (IIB): 0%

 

PE: 0 – POSITIVOS: %

 

POVOADO – INDICE INFESTAÇÃO PREDIAL (IIP): %

POVOADO – INDICE DE BRETEAU (IIB): %

INDICE DE INFESTAÇÃO PREDIAL AEDES ALBOPICTUS (IIP): 4%

INDICE DE BRETEAU AEDES ALBOPICTUS (IIB): 4%

POVOADO POSITIVO (Jacinópolis)

 

Iporaense não de chance para o mosquito nascer e tirar nossas vidas! Faça parte dessa luta e combata esse terrível vetor de doenças chamado Aedes Aegypti.

A sua participação na eliminação dos criadouros do mosquito é essencial e indispensável. Desde já agradecemos a participação de todos!

Fiquem atentos! O período chuvoso está de volta, e o mosquito da Dengue entra em ação, vamos continuar firmes junto com a Prefeitura Municipal na luta contra esse mal. Faça sua parte, ajude a combater o mosquito. Colabore também não colocando o lixo em árvores, ou nos Canteiros Centrais, utilize as lixeiras da Prefeitura ou Particulares. FAÇA A SUA PARTE!

Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!

 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2025-07-11-at-10.42
Casal com raízes em Iporá cria aplicativo para cuidados infantis
salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-07-11-at-10.42
Casal com raízes em Iporá cria aplicativo para cuidados infantis
salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"