Os óbitos na região em razão de suicídio chegam a 2%, mais precisamente a 2,03%. Os dados são da regional de saúde (Regional de Saúde Oeste I), obtidos do Sistema de Informações de Mortes) – SIM). Esse tipo de mortalidade, em linguagem técnica, é chamado de lesão autoprovocada. Os números são dos 16 municípios jurisdicionados a regional de saúde sediada em Iporá e levam em conta os dois últimos anos. São 28 suicídios dentro de um total de 1.374 óbitos.
O número é alto e preocupante. Em razão disso a Secretaria Estadual de Saúde reage a essa realidade e lança a campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida. Na capital e no interior do estado de Goiás ações são levadas a efeito neste mês de setembro. Além de Goiás, a campanha tem desdobramentos em outras unidades da federação.
Trata-se de uma triste realidade na região de Iporá, em Goiás e no Brasil, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquista o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.
Como resultado de muito esforço, em 2016, garantiu-se espaços inéditos na imprensa e firmou-se muitas parcerias. Conseguiu-se também iluminar monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.
São diversos materiais de uso público disponibilizados pelo poder público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.
Ações na região
Municípios desta região estão com atividades. Em Arenópolis, a saúde pública irá abordar o projeto em cores, nas sala de espera da Unidade Básica de Saúde. Em Jaupaci, irá se fazer uma caminhada com todos da equipe da saúde, juntamente com as escolas e outras secretarias e mais palestras em escolas. Em Montes Claros de Goiás, cogita-se fazer uma caminhada e no dia 30 de setembro, data de encerramento, será feita uma caminhada pelas ruas da cidade, com apoio do poder público. Em Amorinópolis, Aragarças e Fazenda Nova haverão palestras nas escolas. Em Iporá o trabalho vem sendo feito em escolas e nas unidades de saúde, as quais estão decoradas com o tema da campanha.