Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Testes rápidos para Covid-19 não estão dando precisão, admite Daniela

O grande número de casos confirmados de Covid-19 em Iporá nesta semana que termina neste sábado, 13, pode estar errado. A secretária municipal de saúde, Daniela Sallum, admite que os testes rápidos que foram aplicados durante a semana não estiveram dando a precisão de resultados que pudesse trazer segurança quanto ao nível em que o vírus circula em Iporá.

Ela conta que foram usados testes rápidos que a Secretaria Estadual de Saúde enviou para Iporá e que resultaram naqueles numerosos casos confirmados que foram divulgados na semana. De volta a uma retestagem, os casos foram outra vez de resultado positivo para Covid-19. No entanto, os que foram positivados com os testes vindos do Estado e recorreram a um segundo teste na rede particular de saúde de Iporá, se surpreenderam com resultado diferente: negativo para Covid-19. Isso gerou estranheza.

Por admitir que não está havendo precisão nos testes para Covid-19, a secretária de saúde Daniela Sallum suspendeu essa prática. Ela tinha priorizado fazer testes com os funcionários da saúde em Iporá. E lamenta que tenha tido que afastar do trabalho muitos funcionários em razão dos resultados supostamente positivados, os quais passaram ao recolhimento em quarentena, ausência do trabalho e até deixando uma deficiência no atendimento, já que o momento exige um quadro de funcionários em plena saúde e em atividades.

Foram 25 funcionários afastados em razão destes testes duvidosos, servidores que embora positivados, nenhum deles teve sintoma do vírus. A secretária lamenta essa falta de precisão, mesmo sabendo que tratam-se de testes que são apenas triagem sorológica e não uma busca exata de diagnóstico da doença. Agora, ela está enviando material para exame destes funcionários para o Lacen, laboratório de saúde pública em Goiânia, a fim de obter resultados exatos. A secretária lamenta que tenha ocorrido isso, uma imprecisão em momento quando a cidade fica em pânico com a divulgação de número muito grande de infectados.

Daniela Sallum pede aos iporaenses que mantenham-se cuidadosos para evitar o vírus, tomando todas aquelas precauções já recomendadas pela saúde pública.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-06-16-at-05.47
Dr. Omar participa do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas
salomao
Criança de Iporá está na Flórida para tratar doença genética
alexandre
Morre Alexandre Casagrande, 14 dias após ser baleado
ban
Amorinópolis: Saúde explica funções do Hospital e das UBSs à população
ivolandia-capa
Ivolândia se destaca na 20ª ExpoMinas "Aqui Tem SUS"
WhatsApp-Image-2025-06-16-at-05.47
Dr. Omar participa do 50º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas