Assim como em todo Brasil, a vacina de prevenção à Influenza (H1N1), que é aplicada em postos de saúde de Iporá, por enquanto, prioriza os grupos prioritários. E nem mesmo para estes está sendo possível atender a todos. Para a região de Iporá já vieram algumas remessas, mas muito ainda falta. Nesse momento não há disponibilidade da vacina. Para o dia 9 de maio, segunda-feira, está prevista a vinda de uma nova remessa.
Esse quantitativo de doses da vacina contra Influenza a ser recebido pelas Secretarias Municipais de Saúde é exclusivo para atender aos grupos prioritários de cada município brasileiro.
Todos as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios jurisdicionados à Regional de Saúde Oeste I, (o que inclui Iporá) já receberam 64,56 % do total de doses a serem encaminhadas.
As doses têm sido encaminhadas à Regional de Saúde através da Coordenação Estadual de Imunizações, a qual recebe do Ministério da Saúde. Não há a vacina em farmácias. Nem mesmo em Goiânia está havendo essa medicação contra a Influenza.
Durante o período da campanha (até 20 de maio), a vacina estará disponível, (conforme estabelece o comunicado de número 283/2016 e ainda nota técnica para campanha de vacinação contra Influenza do Ministério da Saúde), exclusivamente, para:
– Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
– Crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro
anos, II meses e 29 dias);
– Gestantes em qualquer período gestacional;
– Puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde (que atuam em serviços de saúde tanto da rede pública como da privada);
– Povos indígenas;
– Grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais;
– População privada de liberdade (na qual se inclui os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas) e
– os funcionários do sistema prisional.