
O senador Vanderlan Cardoso (PSD) e o deputado federal José Nelto (União) estiveram em Catalão, nesta segunda-feira (2), para anunciar o início das contratações de pessoal para o Hospital Regional Universitário Adib Elias. A medida é considerada uma das etapas finais para que a unidade entre em funcionamento pleno e passe a atender pacientes de toda a região Sudeste de Goiás.
Durante solenidade realizada no auditório da Prefeitura, com a presença do prefeito Velomar Rios, da reitora da Universidade Federal de Catalão (UFCat), Roselma Lucchese, além de vereadores e prefeitos da região, foi detalhada a liberação de R$ 303 milhões em crédito suplementar para viabilizar a estruturação do hospital. O recurso, autorizado pela Junta de Execução Orçamentária por meio do Voto JEO nº 2/2026, será destinado ao Ministério da Educação para ampliação do quadro da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão da unidade.
Segundo as autoridades, 21 profissionais já foram efetivados, e a expectativa é que aproximadamente 1.600 servidores sejam contratados nas próximas etapas. Com capacidade estimada entre 203 e 217 leitos de média e alta complexidade, incluindo atendimento oncológico, o hospital deverá atender cerca de 1,5 milhão de pessoas pelo SUS, consolidando-se como referência regional.

Ao comentar o avanço do projeto, Vanderlan ressaltou sua participação desde a fase inicial. “Eu tenho a satisfação de ter sido um dos primeiros parlamentares a destinar recursos para a construção do Hospital de Catalão, assim que o ex-prefeito Adib Elias me apresentou o projeto”, afirmou. A federalização da unidade e sua gestão pela Ebserh só foram possíveis após a consolidação da UFCat como universidade autônoma, processo que teve articulação no Congresso Nacional durante a criação das chamadas “Supernovas”, que transformaram antigos campi avançados em universidades federais independentes.
A articulação para a liberação dos recursos e o início das contratações contou com atuação direta de José Nelto em Brasília. Com a estrutura física entregue no fim de 2025 e a inclusão dos valores no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do primeiro bimestre de 2026, o hospital avança para a fase operacional. A expectativa das lideranças locais é que, com a formação do quadro de servidores e a organização administrativa, a unidade inicie os atendimentos ainda neste ano, ampliando a oferta de serviços de alta complexidade e impactando a economia regional com a geração de empregos.
