Há uma nova ação solidária de doação de sangue na Região de Saúde Oeste I. O município de Baliza foi o primeiro a fazer a sua parte em estratégia de se ter doadores de todas as 16 cidades que fazem parte desta regional.
Antes, em reunião da Comissão Intergestores Regional, composta pelos 16 gestores, ocorrida no dia primeiro de fevereiro, gestores da equipe técnica municipal e Secretaria de Estado da Saúde, representada pela equipe Regional de Saúde Oeste I, discutiram a importância da garantia dos estoques de sangue nas unidades de coleta e transfusão em todos os períodos do ano.
Pensando assim, as gestoras de Iporá e Baliza desencadearam a ação regionalizada para dirimir as faltas ocasionais de hemoderivados na região. O município de Baliza através dos seus gestores deram o ponta pé inicial da ação, promovendo o transporte de doadores até a unidade de coleta de hemoderivados, situada em Iporá.
Foram 12 doadores trazidos do município em primeiro momento, sendo que a gestora Giselle Morais disse que será o primeiro de muitos momentos como esse.
Outros municípios da região também pontuaram sobre o assunto e já estarão se organizando para fazer parte dessa mobilização que promete ser contínua em favor dos estoques de sangue. O hemoderivado é essencial não apenas no atendimento de urgências médicas, mas assegura ainda a possibilidade de agendamentos de procedimentos cirúrgicos.
Apenas na região Oeste I a Unidade de Hemorrede atende mais de 117.000 clientes SUS e rede privada de Assistência a Saúde. As amostras ficam na região e em alguns casos são direcionadas para as demais unidades da hemorede.