O 7º Pelotão Bombeiro Militar realizou na tarde desta terça-feira, 13, um simulado operacional visando averiguar a capacidade de atendimento dos órgãos de emergência do município. Participaram do simulado o SAMU, a Polícia Militar, a Polícia Técnico Científica/IML, o SENAC e IFG Campus Iporá. O simulado ocorreu no pátio externo do IF Goiano, parceiro do evento, o qual teve a finalidade de avaliar quesitos técnicos e operacionais do município, identificando pontos positivos e negativos e melhorando o atendimento a população.
Verifica-se, com isso, o compromisso das instituições públicas na área de atendimento à emergências. A Polícia Militar realizou o isolamento da área e a contenção dos curiosos. Estiveram presentes ainda moradores autoridades do município e moradores das proximidades. Foram colocadas no local as vítimas em estado grave, presas às ferragens e em óbito. A cena foi composta com um ônibus e um veículo de passeio em colisão frontal. Após o atendimento foi simulado um incêndio no ônibus e salvamento das vítimas, com todas as suas viaturas.
As vítimas, alunas do SENAC de Iporá, foram maquiadas com um quite especial que simula ferimentos, alcançando grande realismo. Todas foram identificadas com o tipo de lesão e a gravidade para triagem e encaminhamento ao Pronto Socorro Municipal.
O objetivo do simulado é verificar a aplicação do Plano de Auxílio Mútuo. A participação de todos os órgãos de emergência da região demonstra o engajamento de órgãos públicos.
O Corpo de Bombeiros realizou atendimento Pré-hospitalar, combate a incêndio. O SAMU participou com duas viaturas sendo uma Unidade de Atendimento presenciado por seus alunos e por alunos dos cursos de Técnico em enfermagem do SENAC. O IML retirou do local os corpos das vítimas em óbito.