Em Iporá e na região está havendo um golpe aplicado por pessoas que usam de imagens e informações de anúncios de venda de veículos em classificados e se apossam destes como se fossem delas para fazer a venda daquilo que não lhes pertence.
Nesta semana um estelionatário foi preso em Iporá antes da consumação do golpe que fariam duas pessoas serem vítimas. Foi nessa terça-feira, 4, quando as equipes de serviço ordinário do Batalhão Caiapó, evitaram que esse golpe (estelionato), da falsa venda de um veículo, fosse aplicado a duas famílias, sendo uma de Iporá e a outra de Goiânia. O prejuízo estimado caso se concretizasse a negociação ultrapassaria R$100 mil reais.
Em uma ação rápida dos policiais militares: CPU ( 2° TEN Roberto e SD Souza Filho), VTR -112447(1° SGT Dione Rocha e 3° SGT Júnior) e GPT 12° BPM, foram identificadas as vítimas e autor do crime de estelionato (Art. 171 do Código penal brasileiro), quando foi evitado a tempo a transferência de valores e/ou bens ao malfeitor.
O primeiro sargento Dione explica que o golpe se dá quando alguém se apossa da informação feita por outro de venda publicada na internet (Facebook, OLX ou outros meios). Ao verdadeiro dono do veículo, o estelionatário afirma ter interesse na compra e passa a oferecer o mesmo por preço atrativo, bem menor do que no mercado. Logo aparece alguém para fazer a suposta compra em valor de pechincha.
O interessado paga ao estelionatário e este paga falsamente ao dono do veículo passando um recibo falso. Chega a acontecer do estelionatário mostrar o veículo para a vítima, quando diz que está vendendo mais barato por que ficou com o veículo para receber dívida. Cria-se uma relação entre as partes e que já aconteceu até do dono do veículo documentar a vítima e esta depositar na conta do estelionatário. “É bom ficar atento nestas vendas de veículos por preços atrativos anunciados em rede social, pois pode haver golpe e não se deve ser vítima fácil”, afirma o primeiro Sargento Dione.