A estratégia da Polícia Militar de combater o crime em fazendas por meio da criação de Patrulha Rural chega também em Montes Claros de Goiás.
Nesta terça-feira, 18, uma solenidade à noite, na sede do Sindicato Rural, marcou o lançamento da Patrulha Rural. Pelo Sindicato Rural, parceiro na ação, esteve presente o seu presidente Gilberto Ferreira Cabral. Foi representante da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (FAEG) o Dr. Augusto César.
Pela Polícia Militar estavam na solenidade o Major Ariel, comandante do 12° BPM; o comandante da 2° Cia/12°BPM, Sub Tenente Lourismar; também o comandante da Patrulha Rural de Iporá, Tenente Oliveira. Compareceram vários produtores rurais da região de Montes Claros e populares, todos interessados e satisfeitos de poder contar com uma ação policial voltada para a defesa do homem do campo e do seu patrimônio.
Foram expostos aos presentes equipamentos a serem usados: viatura de patrulha, um drone, um aparelho celular, um GPS e um notebook. Foi explicado que com o programa a Polícia Militar faz uso da tecnologia para o combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, como furtos e roubos, dando mais agilidade nos atendimentos as ocorrências.
Foi explicado que usa-se o georeferenciamento de propriedades rurais e que o GPS registra as coordenadas geográficas do local, facilitando a chegado mais rápida dos policias nas ocorrências. Cria-se um banco de dados integrado com os demais municípios. São telefones da Polícia Militar de Montes Claros: rádio patrulha (62) 99969-5690, centro de operações (62) 99969-5671 e patrulha rural (62) 99670-8003.
Após a solenidade foi servido um jantar para todos os presentes.