No final da tarde e começo da noite desta quarta-feira, 18, um pit stop na Rua Jacinto Moreira, proximidades do Lago Pôr-do-Sol, em Iporá, fez centenas de abordagens para campanha contra violência doméstica, especialmente no foco à proteção da mulher.
A iniciativa foi da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM) e Polícia Militar. O próprio titular desta delegacia, delegado Igor Dalmi Moreira estava em atividade no local, acompanhado de seus auxiliares. A presença da Polícia Militar se deu através da Patrulha Maria da Penha, a qual tem em Iporá a participação de dois militares (uma mulher e um homem).
A vereadora Viviane Specian, que tem atuado no segmento, também estava presente, inclusive em representação ao movimento que a nível de Estado atua com o nome de Coletivo Nem Uma a Menos em Goiás. O pit stop distribuiu panfletos educativos sobre o assunto, enquanto que carro de som volante fazia ecoar no local a mensagem falada. Em razão do local e do horário de pico, o alcance do pit stop mostrou-se eficaz.
Segundo o Delegado Igor Dalmi Moreira, esta prática deverá se repetir periodicamente em Iporá. A mensagem levada aos iporaenses conclamava as mulheres a serem protagonistas, frisando que se esta se cala, a violência continua. Alertou-se de que quem estiver vivendo ou sabendo de casos de violência contra a mulher, que denuncie.
Em Iporá a rede e enfrentamento à violência contra a mulher tem em atuação a Delegacia da Mulher, Polícia Militar, Central de Atendimento a Mulher 180, Ministério Público, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Municipal da Mulher.