Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Reunião para área de segurança sai com 2 encaminhamentos importantes

Fazer ofício para o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e agenda de reunião na quarta-feira, 13, como o Secretário Estadual de Segurança Pública, Joaquim Mesquita. Estes foram encaminhamentos práticos da reunião organizada pelo vereador Rodrigo Marques (PPS) na tarde desta segunda-feira, 11, no recinto da Câmara Municipal de Iporá e que contou com segmentos importantes, todos interessados no fator segurança, em um tempo em que a cidade está amedrontada com uma onda de assaltos.

Ao chamamento do vereador para discutir segurança pública compareceram o promotor Vinicius de Castro Borges, Major Galdino, pelo 12º BPM; Delegado Ronaldo Pinto Leite; Radivá Rocha de Carvalho, presidente da CDL; Instrutor do TG, Sargento Marques; Presidente da Subseção da OAB, Claiton Alves dos Santos; Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Rafael; diretor de esportes na AGEL, Henrique Paixão e os vereadores Elione Alves, Paulo Alves, Adriano Coutinho e Valdomiro Alves. Esteve presente ainda o presidente do Conselho de Segurança, Walter Queiroz, e Vilton Pereira, presidente do Conselho da Comunidde, e populares.

O assunto segurança foi tratado com muita franqueza, onde cada um expôs suas convicções a respeito do tema. De concreto, ficou decidido que os presentes vão assinar um ofício ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, cobrando um presídio para Iporá, já que na opinião geral dos presentes é inadmissível que a cidade tenha que conviver com uma situação onde no centro da cidade, em área densamente residencial, está até hoje a atual casa de detenção. O vereador Paulo Alves lembrou que há uma abertura no Ministério da Justiça para a acolhida a este tipo de pedido e que antes, reivindicação igual já fora feita. Agora, endossada por muitos, o pedido terá ainda mais força. Henrique Paixão, diretor da Agel e conhecedor da área prisional, também concordou que a luta pode resultar em conquista neste sentido, numa parceria de União e Estado. Para dar ritmo ao assunto ele veio para reunião com uma audiência agendada entre iporaenses e o secretário estadual de segurança pública. A audiência já marcada foi um ponto prático da reunião realizada nesta segunda-feira.

Todos os presentes concordam que já não dá mais para tolerar a atual situação. Além de presídio fora da cidade, Iporá precisa de câmeras de filmagem nas ruas. Nesse sentido falaram Major Galdino, Ronaldo Pinto Leite e Radivá Rocha de Carvalho. O advogado Claiton Alves dos Santos (OAB) foi enfático na defesa de que o presídio precisa ser fora da cidade e com melhores condições para os reeducandos cumprirem suas penas.

Na mesma defesa do tema falou o promotor de justiça, Vinicius de Castro Borges. Sugeriu que a PM faça mais abordagens em ruas, como forma de inibir a marginalidade. O delegado Ronaldo Pinto Leite deu um informe que a metade dos crimes são de pessoas do regime de prisão semi-aberto, daí a necessidade de que o Estado possa ter condições para melhor vigilância a estes. Foi lembrado que colônias agrícolas são importantes na recuperação dos que estão nesse regime semi-aberto.

Os presentes ressaltaram que a população local tem resistência para a vinda de grande presídio para a cidade, mas que é preciso orientar as pessoas de que isto não é ruim e sim a necessidade de um novo tempo, numa uma cidade que tem um centro de Inserção Social muito aquém de suas necessidades. Ao final da reunião o vereador Rodrigo Marques mostrava-se satisfeito com o resultado alcançado. Ele quer dar continuidade para a luta. Um dos assuntos preferidos do vereador é a campanha pela colocação de câmeras de filmagem em pontos estratégicos da cidade. Ele acredita que isso será um diferencial significativo para inibir a marginalidade.

COMENTÁRIO

Professor Moizeis:
Louvável a iniciativa do vereador Rodrigo. Iporá precisa voltar a ser a cidade pacata que era. Parabéns às autoridades e representantes de segmentos sociais que participaram, inclusive aos vereadores que estiveram presentes. Mas, onde estavam os demais vereadores que não compareceram à reunião? Será que tinham compromissos mais importantes que a segurança da população que os elegeu? Ou segurança pública não diz respeito ao mandato que exercem? Seria bom que nos informassem.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-05-08-at-05.41
Polícia Civil prende avô investigado suspeito de estuprar neta
capa
Queimada em lixão clandestino provoca interrupção de energia
WhatsApp-Image-2024-05-04-at-06.19
PM atua para que houvesse paz em briga de casal em Iporá
15-1
Vagas para curso de instrutor e examinador de trânsito
WhatsApp-Image-2024-04-29-at-21.23
Mulher leva dois tiros nas costas de autor desconhecido
WhatsApp-Image-2024-05-08-at-05.41
Polícia Civil prende avô investigado suspeito de estuprar neta
capa
Queimada em lixão clandestino provoca interrupção de energia
WhatsApp-Image-2024-05-04-at-06.19
PM atua para que houvesse paz em briga de casal em Iporá
15-1
Vagas para curso de instrutor e examinador de trânsito
WhatsApp-Image-2024-04-29-at-21.23
Mulher leva dois tiros nas costas de autor desconhecido