28ª. Expoipo: Torneio leiteiro mostra produtores em destaque

27/07/2013
torneio-leiteiro-01.jpg

Produtores de leite premiados: Lindomar Lopes (Estância Procria), OsmanRodrigues, César Oliveira, Rogério Miranda e Osvaldo Soares

O talento do senhor Osvaldo Soares (Fazenda Pé da Serra / região da Jacuba) e a abundância de leite da vaca Fantasia (propriedade da Estância Procria) foram destaques do torneio leiteiro realizado durante a 28ª Expoipo. O torneio teve inscrições gratuitas abertas a todos os interessados e nada custava para os competidores. O Sindicato Rural bancou todos os custos de estadia das vacas dentro do parque (alimentação, zelo, etc...). César Oliveira e Rogério Miranda foram organizadores.

 

O torneio leiteiro foi realizado em quatro categorias. Chegou-se aos vencedores na raça holandesa, raça girolanda, raça gersonlanda e raça comum. O produtor rural Osvaldo Soares foi destacado com várias premiações (troféu e dinheiro). Ele foi premiado, principalmente, em duas categorias: raça girolanda e gersolanda. Na raça girolanda, destaque para sua vaca Morena, que produziu 22 kilos de leite por ordenha. Na raça Gersolanda, sua vaca Ramona produziu 14,87 kilos de leite em uma ordenha.

 

Entre as vacas levadas pelos seus produtores, em produção em separado, destaque para uma vaca da Estância Procria, a Fantasia. Ela deu o troféu para seus proprietários ao produzir 22,50 kilos por ordenha. Isso significa 45 litros por dia! A vaca Fantasia é da raça holandesa. Outros produtores premiados no torneio leiteiro foram Osman Rodrigues (terceiro lugar individual na raça girolanda com a vaca Girafa que produziu 16,25 kilos de leite), Rogério Miranda, com duas premiações (terceiro lugar individual na raça gersolanda com a vaca Codorna que produziu 8,62 kilos de leite e segundo lugar individual na raça comum com a vaca Faceira que produziu 7,5 kilos) e César Oliveira, também com duas premiações (segundo lugar individual na categoria gersolanda com a vaca Esperança que produziu 10,62 kilos e primeiro lugar na raça comum com a vaca Pamonha que produziu 14,00 kilos de leite em uma ordenha).

 

Weliton José, da Emater, foi quem cuidou da pesagem do leite em dois dias de ordenha e dos quais se tirou a média de produção. Ele avalia que o gado está com boa produção leiteira. Ele relembra tempos em que uma vaca no município de Iporá produzia uma média diária de 12 kilos diários. Hoje, essa média de produção já chega a 30 kilos.

 

O Sindicato Rural fez a entrega da premiação ao meio dia deste sábado em instante com churrasco e almoço.

  • Welliton, da Emater, cuidou da pesagem
  • César, secretário do Sindicato: empenho pela boa realização do torneio
  • Osvaldo Soares: o produtor mais premiado
  • Competidores
  • Fantasia: a vaca que mais produziu leite no torneio.Foram 22,50 kilos em uma só ordenha
O que achou dessa Noticia
5 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

1 comentário

  • Daiane Oliveira Rui Filho 28/07/2013

    INFORMAÇÃO ERRADA OS ORGANIZADORES FOI O CÉSAR OLIVEIRA E RUI FILHO ....ROGERIO MIRANDA FOI UM COMPETIDOR DO TORNEIO ..

Comente