Em Iporá, no Buriti Hall, na manhã da última terça-feira, primeiro de abril, aconteceu grande evento da Saneago. Foi encontro com requinte, ambiente fartamente decorado e até telão de led. A intenção foi de prestação de contas dos atos do governo para a área de distribuição de água e esgoto sanitário. O presidente da Saneago, Júlio Cézar Vaz de Melo, o diretor da Regional de Iporá, Sinair Mudesto e toda sua equipe, recepcionaram pessoas de 17 municípios aonde a empresa atende nesta região. O que foi mostrado pelo Governo é que a Saneago cumpre bem seu papel.
O prefeito Danilo Gleic fez a fala de recepção aos convidados. Em seguida, o governador Marconi foi homenageado por serviços prestados na área de saneamento. Os dados são de que os 17 municípios da região receberam nos últimos 15 anos investimentos de R$ 52 milhões em obras de ampliação dos sistemas de distribuição de água tratada e de esgotamento sanitário.
Além disso, outros R$ 20,5 milhões estão sendo investidos em toda a região. Hoje, todos os moradores das 17 cidades da região são beneficiados com água encanada. No seu discurso, Marconi falou da obra que vem aí. Ele anunciou 32 milhões para obra de esgoto sanitário em Iporá. A obra já está licitada. É a Elmo Engenharia que já cuida na cidade de preparar início dos trabalhos. O esgoto deve começar pelo Bairro Mato Grosso e atender mais 11 mil domicílios. É recurso do Governo Federal.
Segundo dados da Saneago, hoje, todos os moradores das cidades de Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Diorama, Fazenda Nova, Iporá, Israelândia, Ivolândia, Jaupaci, Jussara, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil, Palestina de Goiás, Piranhas e Santa Fé de Goiás são beneficiados com água encanada. São 778 quilômetros de redes de água, serviço universalizado, e 151,7 quilômetros de redes de coleta e tratamento de esgoto, atendendo praticamente 20 mil pessoas, índices muito acima da média nacional.
Para o governador Marconi, investir em saneamento básico é garantir saúde, melhorar a qualidade de vida e preservar os mananciais, fomentando o desenvolvimento sustentável em Goiás. E o projeto do governo é arrojado: é garantir a universalização dos serviços de água até 2015 e de esgotamento sanitário até 2018.
Os encontros regionais foram criados no final do ano passado e funcionam como uma prestação de contas sobre os investimentos feitos em infraestrutura sanitária desde o primeiro governo de Marconi Perillo, em 1.999. Uma radiografia do que era e como está atualmente.Neste período, o governo de Goiás e a Saneago promoveram uma verdadeira transformação nos indicadores sanitários do estado.
Participaram do evento na Regional de Iporá, o presidente da Saneago, Júlio Cézar Vaz de Melo, o vice presidente, Rubens Marques, e os diretores de Administração, Mauro Henrique Nogueira Barbosa, de Engenharia, Olegário Martins, e Comercial, Mário João de Souza, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas dos 17 municípios da região.
Buriti Hall lotado para evento
Autoridades em instante quando uma homenagem foi entregue ao governador Marconi Perillo