Também em Iporá houve nesta sexta ato contra Reforma da Previdência
Na região de Iporá também houve nesta sexta-feira ato contra a Reforma da Previdência que o novo governo brasileiro encaminhou para o Congresso Nacional. Líderes sindicais é que estiveram organizando a manifestação. Em Iporá, por ser cidade polo regional, este ato foi manifesto em ruas e praça pública.
Essa sexta passada, 22 de março, foi aclamada como o DIA NACIONAL DE LUTA EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA, quando diferentes centrais sindicais e organizações sociais em todo o Brasil realizaram atos para protestar contra a reforma da Previdência impulsada pelo governo de Jair Bolsonaro.
Afirmam líderes sindicais que a Reforma da Previdência pretende fazer com que milhares de trabalhadores, especialmente os mais pobres, percam benefícios históricos conquistados no passado, mantendo intactos os privilégios de setores aliados do bolsonarismo, como militares, juízes, promotores e políticos.
Segundo eles, a campanha do governo, que conta com todo o apoio da mídia hegemônica, tenta instalar a falsa ideia de que a reforma da Previdência é necessária e vai beneficiar o trabalhador.
O texto que está sendo discutido no Congresso Nacional (PEC 06/2019) fala em mudança do regime de repartição para um de capitalização. Enfatizam que trata-se de um aumento do tempo de contribuição de 15 para 20 anos, e isso para poder receber um benefício parcial, e acaba com a vinculação dos benefícios previdenciários com o salário mínimo, o que poderia levar a uma aposentadoria até quatro vezes menor.
Em Iporá
Às 7 da manhã, no semáforo, saída para Amorinópolis houve a concentração inicial. Durante o dia, foram feitas manifestações no centro da cidade, na área de bancos. Às 18 horas, teve manifestação em frente ao Lago Pôr-do-Sol.