Nos últimos dias oito vereadores de Iporá estiveram se reunindo e afirmando estarem unidos para a disputa da presidência da Câmara, a qual ocorre nesta sexta-feira, primeiro de janeiro, após a posse.
Estes vereadores que constituem maioria e que são capazes de, de fato, vencer a eleição interna dentro da Câmara, são os seguintes: Adriano Coutinho (MDB), Eduardo Mendes (Dudu, do DEM), Frederico Big (PTB), Heb Keller (Republicanos), Marinho da Mata (MDB), Moises Magalhães (Republicanos), Roni Costa (DEM) e Viviane Specian (PT).
Ao se saber por várias fontes sobre esta articulação deste grupo de oito vereadores oposicionistas, a reportagem foi em busca de cada um deles para checar a informação e ver, realmente, se há a consistência desta união de vereadores que, segundo eles, querem um legislativo mais independente e inovador.
A reportagem enviou mensagem para todos eles, os quais retornaram, confirmando que o grupo existe e está unido em torno de propósitos comuns para esta disputa interna e a gestão daquela Casa Legislativa. O único que não respondeu nossa mensagem foi o vereador Frederico Big (PTB), que aliás, não foi eleito pela oposição. Ele visualizou nossa mensagem, mas não respondeu.
Quanto aos sete outros confirmaram a articulação que existe, mas afirmam que não há ainda consenso sobre o nome dos que vão compor a Mesa Diretoria. Sobre a presidência, colocaram nomes a disposição os vereadores Marinho da Mata (MDB) e os dois do DEM: Eduardo (Dudu) e Roni Costa. Este último afirmou inclusive, para a reportagem que não abre mão de disputar essa presidência.
Estes vereadores vão ter uma reunião no dia de hoje, véspera da posse e eleição interna, para definir a composição da chapa. Parecem unidos, porém, eleição de Câmara tem sempre surpresas. É muito comum alguém faltar com a palavra dada e compromissada e mudar de lado. Em Iporá isto já ocorreu.