Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Bombeiros de Iporá inovam com Programa Dinheiro nos Quartéis

O Governo de Goiás vai inovar em uma forma de transferir recursos para os órgãos públicos da área de segurança pública. E para isso o Corpo de Bombeiros de Iporá foi escolhido para o desenvolvimento deste projeto piloto. A forma escolhida pelo Governo democratiza o ato de escolher a forma de aplicação e permite o controle social. Um conselho formado por pessoas da comunidade vai acompanhar a execução orçamentária, desde a seleção de prioridades até a fiscalização dos gastos feitos.

O tenente Rafael Alessandro, Comandante do 7º Pelotão de Bombeiros, sediado em Iporá, tem procurado a imprensa local para falar sobre a inovação que começa pelo órgão que comanda mas que depois estenderá aos demais da área de segurança (quartéis e delegacias).

Sobre o programa

O Governo de Goiás aprovou no dia 30/12/2013 a Lei 18.303 que instituiu o Programa Dinheiro Direto nos Quartéis e Delegacias (PDDQD). Regulamentada pelo Decreto n. 8.082 de 30/01/2014, a Lei 18.303/13 possibilita a transferência de recursos às unidades da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Serão Beneficiados todos os Regionais, Unidades e subunidades dos Órgãos que compõem o Sistema de segurança Pública do Estado de Goiás:

1) Comandos Regionais, Batalhões, Academia, Companhias Independentes, Companhias Destacadas e Pelotões da Policia Militar e Bombeiro Militar;

2) Delegacias Regionais, Academia e Delegacias e Distritos da Polícia Civil;
3) Núcleos Regionais de Polícia Técnico-Científica e Institutos de Criminalística, de Medicina Legal e Identificação.

O objetivo é que o custeio de materiais de escritório, higiene e limpeza, manutenção de viaturas e até reformas e construção sejam realizados pelo comandante, delegado ou diretor dos órgãos de segurança que poderão manter suas estruturas com menos burocracia e de forma descentralizada.

Esse projeto permitirá um grande avanço na estrutura dos órgãos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO). A iniciativa fomentará a melhoria da estrutura física e dos serviços prestados a população, principalmente no interior, onde os órgãos sofrem com a burocracia para aquisição de materiais, manutenção de viaturas e obras em geral.

O Programa funcionará com a participação social através de um Conselho Comunitário de Segurança da Unidade (CCSU) específico para a Unidade Beneficiária, o qual atuará como Unidade Executora (UEx) de repasses de recursos realizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO);

A idéia é a participação da comunidade na sua constituição e gestão. O importante é que ao constituir sua Unidade Executora Própria, a Unidade congregue servidores e membros da comunidade, de modo que esses segmentos sejam representados em sua composição. É vedada a participação, como membro do CCSU-UEx, de pessoas cuja conduta social seja desabonadora ou que possuam antecedentes criminais de qualquer natureza.
A UEx é constituída e administrada pela Diretoria Executiva, pelo Conselho Fiscal e Comissão de Execução Financeira, eleitos em assembléia geral convocada pelo presidente nato da diretoria executiva, o comandante ou chefe da unidade beneficiada.

A aplicação dos recursos seguirá rígidas regras de transparência e fiscalização, sendo auditadas e monitoradas pela SSP, Tribunal de Contas do Estado, Controle Interno do Poder Executivo Estadual e comunidade. Os valores repassados anualmente serão estabelecidos levando-se em consideração três critérios: população atendida pela unidade, servidores na unidade e um repasse mínimo definido pela SSP, com teto máximo de R$ 360.000/ano.
Em 2014 foram escolhidas 40 unidades piloto para implantação do projeto, sendo 10 da Polícia Civil, 10 da PM, 10 do Corpo de Bombeiros e 10 da PTC. O 7º Pelotão Bombeiro Militar foi selecionado como piloto do projeto e convida a Sociedade para participar da assembléia que criará a Unidade Executora do 7º PBM/Iporá, elegerá sua diretoria e apreciará proposta de estatuto, no dia 07 de março de 2014, às 09:30 em primeira chamada e às 10:00 em segunda chamada. O local é a sede do 7º PBM/Iporá, na Rua Tungstênio s/n, Corpo de Bombeiros, Jardim Urânio, Iporá-GO.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

Juíza rejeita ação de vereadores contra moradora que criticou taxa de iluminação
Governo investe até 380 mil para solucionar desafios de pequenas empresas
IPVA 2026: governo mantém calendário e concede 8% à vista
WhatsApp-Image-2025-12-16-at-12.06
“Iporá – Pegadas do Tempo” é filme que mobiliza 193 pessoas
WhatsApp-Image-2025-12-11-at-16.37
Estudantes no Desafio Liga Jovem Sebrae em edição nacional
Juíza rejeita ação de vereadores contra moradora que criticou taxa de iluminação
Governo investe até 380 mil para solucionar desafios de pequenas empresas
IPVA 2026: governo mantém calendário e concede 8% à vista
WhatsApp-Image-2025-12-16-at-12.06
“Iporá – Pegadas do Tempo” é filme que mobiliza 193 pessoas
WhatsApp-Image-2025-12-11-at-16.37
Estudantes no Desafio Liga Jovem Sebrae em edição nacional