Nos últimos 03 dias começando no dia 29 de setembro, Prefeitos de pelo menos 40 cidades goianas determinaram a paralisação dos serviços municipais, essa informação é da Associação Goiana dos Municípios (AGM).
De acordo com a entidade, esse ato foi uma forma de protestar contra a constante redução de recursos federais para as prefeituras. Apenas serviços básicos de saúde e coleta de lixo funcionaram nos municípios que aderiram à manifestação.
A principal queixa dos prefeitos é a perda de receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que, em dez anos, teve seus recursos reduzidos em mais de 30%. Segundo a AGM, mais da metade das cidades goianas depende do fundo para fechar suas contas.
A associação informou ainda que a queda é desproporcional com os gastos dos municípios, que tiveram a folha de pagamento aumentada com a instituição do piso salarial obrigatório para várias categorias, por exemplo. (Informações do site G1).
O Gestor Municipal Danilo Gleic, informou que o movimento pacífico teve ótima repercussão e que Iporá foi um dos municípios que aderiram a esse protesto engrossando o número de Prefeituras que estão sofrendo com essa atitude irresponsável dos Governos Federal e Estadual, que está penalizando os já tão sofridos municípios.
A Prefeitura de Iporá atendendo esse clamor nacional vindo das entidades municipalistas para essa Paralisação Nacional decretou que ficaria esses 03 dias funcionando somente com os serviços básicos de emergência. Danilo Gleic disse que essa é uma mobilização legítima e necessária diante da grande crise financeira que assola o país.
Resaltou que os municípios têm que cumprir com suas obrigações ficando sujeito inclusive a penalizações de Lei caso não cumpra, porém e cada dia mais convive com a queda na arrecadação.
Isso se dá pela total irresponsabilidade do Governo Federal e da falta de compromisso da Presidente Dilma que em momento algum demonstra preocupação com os rumos que o país está tomando.
Um governo que quebrou o Brasil, que trouxe de volta uma inflação histórica, além de ter como carro chefe os maiores casos de Corrupção de todos os tempos.
“Essa paralisação é uma das muitas formas de mostrar nosso descontentamento e alertar a sociedade e os Governos Federal e Estadual de que não estamos de mãos atadas e que precisamos equilibrar as contas dos municípios principalmente dos setores que atendem os serviços essenciais e para isso dependemos de uma ação urgente”, afirmou Danilo Gleic.
O Prefeito agradeceu a todos que sensibilizaram com a paralisação e disse que estamos todos unidos por uma mesma causa, porque juntos somos mais fortes.
Fiquem atentos! Vai começar o período chuvoso, e devemos estar com a atenção redobrada, pois é nessa época que o mosquito da DENGUE entra em ação, vamos continuar firmes junto com a Prefeitura Municipal na luta contra esse mal. Faça sua parte, ajude a combater o mosquito. Colabore também não colocando o lixo em árvores, ou nos canteiros centrais, utilize as lixeiras da Prefeitura ou particulares, FAÇA A SUA PARTE!