Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Denunciado que prefeito cedeu ilegalmente trecho de rua para empresa

Em vermelho área ocupada ilegalmente

Um morador da Vila Brasília, dois vereadores e o Ministério Público da Comarca de Iporá apontam ato que consideram ilegal do prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, que teria se apossado de um trecho da Rua Nova Deli para cedê-lo a um empresário da área de beneficiamento de castanhas e que edificou sobre o local a sede de sua empresa. A concessão do benefício teria sido sem consentimento do Poder Legislativo.  

O prefeito Naçoitan Leite foi ouvido pelo Oeste Goiano sobre o assunto, quando enfatizou que está tentando alavancar o desenvolvimento da cidade através de apoio a empresas. Afirma que quem se levanta contra o assunto não quer esse desenvolvimento. No final desta reportagem segue texto completo da defesa do prefeito quanto a suposta ocupação ilegal. 

O fato é que foi edificada a empresa e que a mesma está em funcionamento. Intempestivamente, o Poder Executivo foi buscado para resolver o assunto com um envio ao Poder Legislativo do Projeto de Lei 47/2021, de iniciativa do Executivo, e que solicitava permissão para alienar a área. Mas a Câmara não deu continuidade a tramitação por entender ser ato ilegal. Dentre os vereadores, os que levantaram a denúncia foram: Marinho da Mata (MDB) e Moisés Magalhães (Republicanos).

O assunto é também objeto de Ação de Improbidade Administrativa proposta pelo Ministério Público pelo qual o prefeito cedeu ilegalmente cessão de uso para a empresa uma área de 368 m2.  para prazo de 10 anos. Alegou o prefeito que trata-se de local afastado, sem uso e que nada afeta para o tráfego urbano. 

A Promotoria lembra que o ato do prefeito foi sem levar em conta os requisitos legais, com ausência de justificativa e de parecer jurídico prévio, além de privilegiar o interesse particular em detrimento do interesse público. Cita ainda o MP uma afronta aos princípios da legalidade, impessoalidade, isonomia e moralidade, pois permite o uso de área pública para servir a iniciativa privada, alterando ainda o sistema viário do loteamento que um dia foi aprovado pela Câmara de Vereadores. 

O MP pede punição ao gestor por improbidade administrativa e, inclusive, suspensão de direitos políticos. Cabe agora a Justiça manifestar sobre o assunto.

Manifestação do prefeito

Acerca do vídeo feito pelos Vereadores Moisés Magalhães e Marinho da Mata.

Venho a informar a todos, que fiz uma concessão de uso para a empresa Delta Castanhas, como já fiz para várias outras empresas que se instalaram em nossa cidade, até a organização de um Distrito Industrial, o qual estou pleiteando junto ao Governo de Goiás e a Secretária da Indústria e Comércio. Enquanto os vereadores lutam pelo não desenvolvimento econômico de Iporá, eu estava em Goiânia na última terça-feira (26), na posse do novo Secretário da Indústria e Comércio, Joel de Santana Braga Filho, já pedindo a ele a instalação deste Distrito Industrial em nossa cidade, e recebi dele uma resposta muito satisfatória.

Como todos puderam ver no vídeo, é uma questão econômica para o vereador Marinho da Mata. E ainda este ano, enviarei a Câmara de vereadores, um Projeto de Lei suprimindo toda a Rua Nova Delhi e a Avenida Andrômeda, para a construção do nosso Distrito Industrial, uma vez que essas ruas só existem no mapa e não serão usadas, pois são paralelas a Rodovia GO-320.

Vale lembrar a todos os iporaenses, que o nobre vereador está lutando contra a manutenção de empregos de mais de 65 famílias, pois a empresa Delta Castanhas tem empregado 65 pessoas com carteira assinada, pagam seus impostos e não causam nenhum ônus para nossa cidade. Esse é o atraso que Iporá viveu por muitos anos, alguns como eu tentando trazer empresas para investir em nossa cidade e alguns como os nobres vereadores tentando barrar o crescimento econômico, social e a geração de empregos de nossa cidade.

Aproveitando a oportunidade da fala, quero informar a toda sociedade iporaense que eu estou empenhado em trazer para Iporá o desenvolvimento que sempre deveríamos ter tido, ainda na semana que vem, dia 5 de novembro, receberemos aqui em nossa cidade o Reitor da UniRV, juntamente com todo seu corpo docente, para uma visita e já apresentaremos a eles onde iremos instalar a UniRV de forma provisória até a construção de sua sede própria.

Nossa gestão conseguirá industrializar Iporá e trazer para o povo iporaense o progresso que sempre desejamos e merecemos.

Naçoitan Leite
Prefeito de Iporá

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

Juíza rejeita ação de vereadores contra moradora que criticou taxa de iluminação
Governo investe até 380 mil para solucionar desafios de pequenas empresas
IPVA 2026: governo mantém calendário e concede 8% à vista
WhatsApp-Image-2025-12-16-at-12.06
“Iporá – Pegadas do Tempo” é filme que mobiliza 193 pessoas
WhatsApp-Image-2025-12-11-at-16.37
Estudantes no Desafio Liga Jovem Sebrae em edição nacional
Juíza rejeita ação de vereadores contra moradora que criticou taxa de iluminação
Governo investe até 380 mil para solucionar desafios de pequenas empresas
IPVA 2026: governo mantém calendário e concede 8% à vista
WhatsApp-Image-2025-12-16-at-12.06
“Iporá – Pegadas do Tempo” é filme que mobiliza 193 pessoas
WhatsApp-Image-2025-12-11-at-16.37
Estudantes no Desafio Liga Jovem Sebrae em edição nacional