A Secretaria Municipal de Assistência Social participou nesta terça-feira, dia primeiro de outubro, nas dependências da Vila Vida, do Dia Nacional do Idoso que é comemorado anualmente.
Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
No dia internacional do idoso decorrem várias iniciativas para a população idosa, nomeadamente palestras, brincadeiras, sessões de atividade física, vídeos informativos, distribuições de brindes e outros, com os nossos idosos não foi diferente, foi só diversão e ainda foi servido um lanche especial para todos oferecido pelo programa Vila Vida coordenado pela senhora Elsa Soares.
O evento contou com a presença dos idosos do Projeto Conviver, dos funcionários do local, da Drª. Laís Junqueira Assistente Social e coordenadora do Cras, Drª. Lílian dos Reis Psicóloga e coordenadora do Creas, Drª Adriana Psicóloga do Cras, Veradores Aurélio Fábio, Eder Manoel, Francisco de Paula, (Chico Paulo), Suélio Gomes, Wenio (Pirulito) e o Vice Prefeito Adeilton José, sua esposa e filho.
Apesar das comemorações, alguns dados refletem uma realidade difícil para várias pessoas que já passaram dos 60 anos de idade. Muitos idosos sofrem violência física, moral e psicológica e são vítimas de negligência. De acordo com o Programa Estadual de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva), do primeiro semestre deste ano, o número de casos de violência contra idosos notificados em Goiás aumentou 3,79%. Já o Ministério da Saúde aponta que em mais da metade dos casos a vítima sofre a violência dos próprios filhos. Vamos cuidar de nossos velhinhos eles já fizeram muito por nós e por nossa sociedade.
Prefeitura Municipal de Iporá, a Capital do Oeste de Goiás.