Rander Carlos (foto), secretário municipal de agricultura em Diorama, tem total apoio do prefeito Edison Ferreira, o Edinho (PMDB) para o Projeto de Lavoura Comunitária que está em andamento e que vai beneficiar 120 famílias. Não foi fácil conseguir um bom terreno para plantar a lavoura. Foi arrendada uma área com cerca de 25 hectares.
Está boa a lavoura plantada no final de novembro. A qualidade do arroz que foi plantado foi o BRS Sertaneja: cultivar de ciclo precoce e grãos longo-finos e que caracteriza-se por possuir plantas vigorosas, de porte médio, moderadamente perfilhadora e moderadamente resistente ao acamamento.
Seu ciclo é aproximadamente quatro dias mais longo que o da BRS Primavera. De ampla adaptação, apresenta moderada resistência à mancha-parda, escaldadura e mancha-de-grãos. Especialmente em plantios de final de estação. Suas panículas são longas, com elevado número de grãos.
As reuniões com os beneficiários já começaram. No dia 6 de janeiro houve a primeira oportunidade de discussão de assuntos referentes à limpa da lavoura e foi discutida também a relação dos beneficiários que entraram na distribuição da safra 2013/2014. O secretario Rander Carlos ainda comentou sobre a grande importância da lavoura comunitária para o município de Diorama, ressaltando a importância de o arroz ser distribuído para as famílias que participam do projeto da lavoura comunitária.