O tema foi discutido durante audiência pública, organizada pela vereadora Valéria Ferreira e deputado Karlos Cabral, na noite de sexta-feira, dia 22. Políticas de juventude foi o tema da audiência pública que aconteceu em Diorama na última sexta-feira (22), na Câmara Municipal. O encontro foi organizado pelos mandatos da vereadora Valéria Ferreira (PT) e do deputado estadual Karlos Cabral (PT), com objetivo de discutir o contexto dos jovens do município: saber quais suas necessidades e demandas e como solucioná-las.
Segundo a vereadora, existe a necessidade de trabalhar as políticas de juventude como forma de prevenção e cuidado com as prioridades. Mas para isso, ela conta com apoio dos jovens, das organizações e de outros vereadores.
“Temos muitos jovens no município. Alguns foram para outra cidade, seja para trabalhar ou para estudar. E muitos que ficaram aqui, não trabalham e não estudam e até estão envolvido com as drogas. Nossos jovens estão ficando de lado. Por isso, percebemos a necessidade de políticas públicas educativas.
Muitos não estão preocupados com a juventude, que é o nosso presente e futuro”, disse a vereadora.
Os problemas que atingem os jovens foram levantados pelo deputado Karlos Cabral. Para ele, “os desafios vividos pela sociedade juvenil são grandes. É preciso enfrentar a discriminação, o preconceito e fugir da violência, principalmente quando se trata de um jovem de Goiás, que é um dos estados mais violentos para a juventude” afirmou.
O parlamentar defende que o estado seja mais comprometido com os cidadãos, “e por que não, dizer gestores comprometidos com a construção de um lugar mais social, fraterno e justo?!”.
A comunidade de Diorama compareceu a câmara municipal para escutar as propostas, mostrando-se interessados em conhecer políticas de juventude. Valéria afirma que um dos motivos que os levaram a participar da reunião é o interesse de recursos para o município, que é carente de atividades voltadas para os jovens. “Estou muito preocupada com os jovens. Aqui tem um campo de futebol e só”, afirma a vereadora.
Após o debate, que contou com a participação do público, ficou definido que o próximo passo será as rodas de conversa, para que os jovens pontue as pautas prioritárias e a composição do conselho. “Meu objetivo é fazer rodas de conversa e buscar as lideranças. Esse foi um passo que a gente deu, agora não adianta falar e não agir. Nós vamos buscar os resultados”, pontuou a Valéria.
Para desenvolver projetos voltados para juventude é preciso que o Brasil esteja unificado com estados e municípios. “ O governo federal entende a importância da participação dos jovens. Por isso, os recursos federais só chegam aos municípios onde existe o conselho municipal da juventude”, explicou o deputado, que defende a criação do conselho para as regiões goianas.
Entre as bandeiras do mandato está a juventude. Por isso, o deputado tem realizado audiências públicas e rodas de conversa com os jovens para escutar suas demandas e aconselhá-los o que deve ser feito para fazer garantir os seus direitos.