A tarde e noite da última sexta-feira, 7, foi de inaugurações de obras na cidade e zona rural de Diorama. O prefeito Edison Ferreira da Silva (PMDB), com a presença de muitas pessoas da comunidade, recebeu autoridades para a programação que estava preparada para ser cumprida e na qual foram entregues obras na área de moradias, sede do CREAS e poços artesianos.
Diorama contou com a presença do deputado estadual Luís César Bueno (PT), deputada federal Flávia Morais (PDT), Marcos Abrão (presidente da Agehab), Márcia Freire (superintendente da Funasa em Goiás), Danilo Gleic (prefeito de Iporá), Aílton Severino Aguiar (prefeito de Israelândia), Cleudes Baré (prefeito de Bom Jardim e presidente da AGM), Duílio Siqueira (presidente da Câmara de Iporá) e outros.
A primeira obra a ser inaugurada foi o conjunto habitacional. O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), entregou as 30 unidades habitacionais no Conjunto José Cândido de Queiroz. As moradias foram construídas com o custo de 510 mil reais.
No evento, os beneficiários receberam ainda complemento adicional de recursos do Cheque Mais Moradia modalidade Melhoria, no valor total de R$ 90 mil. Estes recursos são destinados a melhorias como muro, área de serviço coberta, entre outros.
Durante a inauguração das casas, fez uso da palavra o presidente da Câmara de Diorama, José Lemes (PMDB) que disse: “hoje estamos feliz por ver os projetos apresentados na época junto ao governo serem concretizados pela Prefeitura e com apoio da Câmara Municipal, juntamente com os deputados Luís César Bueno e Leandro Vilela”.
Ainda o vice-prefeito de Diorama, Valdu Reis, afirmando que “ hoje estamos entregando 30 casas para os moradores da zona urbana em um projeto feito na gestão passada, mas fizemos um compromisso em fazer mais casas neste mandato para atender mais pessoas da zona urbana e, inclusive, para atender os produtores da zona rural também”.
O deputado Luís César Bueno ressaltou que “fica feliz em ver resultados no município de Diorama com a gestão de Edinho, em executar os recursos destinados ao município e que trabalhará em prol para que mais benefícios cheguem ao município para atender quem realmente necessita”.
Marcos Abrão Roriz, presidente da Agehab, destacou que “quer ressaltar a importância da parceria firmada entre, Estado, Governo Federal e Município, para que possa trazer mais benefícios para a comunidade de Diorama, prova esta na entrega de 30 novas unidades de moradia para as pessoas que terão, a partir de agora, mais dignidade e inclusão social e frisou que está representando o Governo de Goiás e trazendo mais noventa mil reais para aplicar na melhorias das residências desses novos moradores”.
Por sua vez, o prefeito Edison Ferreira Alves, agradeceu ao deputado Luis César Bueno, pelos benefícios por ele trazidos ao município e ao deputado Federal Leandro Vilela que não estava presente, mas representado pela Superintendente da Funasa em Goiás, Márcia Freire, também das emendas por ele destinadas a Diorama e aos novos moradores desejou felicidades e harmonia entre todos”.
Sede do CREAS
Em seguida, o prefeito e comitiva se dirigiram para o local onde agora é instalada uma sede exclusiva para o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), o qual se localiza nas proximidades do Estádio Municipal. O espaço dá uma nova dinâmica para os serviços públicos desta área.
A casa locada passou por melhorias pela Prefeitura. Esta é uma unidade pública municipal que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).
O Prefeito Edison Ferreira da Silva (Edinho), vendo a necessidade da implantação do CREAS na cidade, acionou a Secretária de Assistência Social, Nábia Cristina, para que agilizasse todo processo. Segundo a Secretária Nabia, todas as despesas efetuadas serão custeadas pelo Fundo Municipal de Assistência Social do Município. Ela disse ainda que que naquele dia era inaugurado o CREAS do município e que está sendo mantido pelos recursos próprios, através do Fundo Municipal de Assistência Social, e do qual sabe-se que não é fácil e então era necessária a solicitação de apoio de todos para que seja possível ampliar os trabalhos do CREAS.
Obras na zona rural
Estavam em uso, mas ainda não tinham sido inauguradas 15 casas populares construídas em vários pontos do município de Diorama. São de recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). As moradias substituem casebres antes existentes.
A finalidade do programa é a erradicação do barbeiro da Doença de Chagas, já que moradias em condições impróprias acomodam esse perigoso inseto. A inauguração simbólica se deu na comunidade Santa Luzia, na região da Serra Verde.
Também com recursos da Funasa foram inaugurados dois poços artesianos. A comitiva de autoridades fez essa inauguração e descerramento de placa na comunidade da Santa Luzia. Os poços entregues e extensão de rede de água atendem também as comunidades do Caiapó e Jaraguazinho. O valor da obra foi de trezentos e sessenta e três mil e quatrocentos e sessenta reais.
Sobre as obras de casas e poços artesianos, com recursos da Funasa, Márcia Freire, superintende regional do órgão, disse na solenidade que os recursos ali chegaram foram graças ao empenho do Prefeito Edinho e sua equipe, pelo desempenho e comprometimento com os moradores destas localidades, pois a luta é conjunta com os dois deputados e que resultou na perfuração de dois poços artesianos e a extensão de rede água no Jaraguazinho.
Edison Ferreira da Silva, o Edinho, prefeito municipal, ressaltou na ocasião que era um sonho das pessoas daquela região e também da administração em realizar tais benefícios, o qual teve inicio no ano de 2009, quando iniciou todo processo, tanto na área de estudos geológicos, entrevistas necessárias e conversas com as pessoas para adquirir terreno para a perfuração dos poços. Ele ressaltou que ambos os terrenos foram doados pelos senhores, Orion Soares (Região da Serra Verde) e João Borges (região do Caiapó). Tais conquistas deve-se aos Deputados Luis César e Leandro Vilela, que lutou pela liberação dos recursos destinado ao município, através de emendas parlamentares.
Edinho fez um agradecimento de forma especial a Câmara Municipal, que vem dando uma contribuição para que as obras e os recursos do Governo Federal, estadual e municipal pudessem chegar de forma coletiva e não de forma individual, assim, para que possa atender maior número de pessoas que realmente necessitam. Ao vice-Prefeito Valdu agradeceu por ser companheiro responsável e colaborador, tanto para toda a comunidade e, principalmente, com a zona rural e por ser um produtor também. Disse que o vice-prefeito tem sempre procurado o gabinete em busca de benefícios para atender a população, de forma igualitária.