Foi aprovado na Câmara Municipal de Iporá o Projeto de Lei nº 21/2017 que permite ao poder público municipal doação de imóveis em duas localidades do perímetro urbano e para a construção de 160 casas populares.
Com essa aprovação do projeto e a consequente doação a Prefeitura de Iporá ingressa em programa do Ministério das Cidades e que visa benefícios na área de moradias. Por um período curto, entre os dias 10 e 18 de agosto, vigorou uma portaria do Ministério em que fez chamamentos aos municípios interessados no programa de moradias.
Com isso, a Câmara aprovou as pressas a doação de terrenos. São lotes da Vila Brasília e Jardim Novo Horizonte. Conforme o que que está estabelecido essas casas a serem feitas serão para beneficiar pessoas com pagamento mensal de apenas 80 reais.
Há um prazo de dez anos para a construção dessas casas e a empresa encarregada de execução é a Incorporadora Novo Horizonte, que já atua em Iporá no segmento de construção de casas que se enquadram em financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida. O novo programa a ser adotado para construções destas moradias é o FAR (Fundo de Arrendamento Residencial).