Companhia alerta sobre riscos e perigos da eletricidade e compartilha recomendações essenciais para proteger clientes em casa e no trabalho

Quando o assunto é eletricidade, todo cuidado é pouco. Grande parte dos acidentes registrados no país poderia ser evitada com medidas simples de segurança, tanto em casa quanto durante atividades próximas à rede elétrica. Pensando nisso, a Equatorial Goiás reforça cuidados essenciais que fazem parte da rotina de uso da energia, já que ela é responsável por garantir desde conforto e lazer até serviços vitais.
No ambiente de trabalho, os riscos também são altos, especialmente na construção civil, em podas de árvores e em atividades de eletricistas. A aproximação de cabos e da rede elétrica requer atenção especial e só deve ser realizada por profissionais qualificados. Dentro de casa, o perigo também está presente: ambientes molhados, tomadas sobrecarregadas e equipamentos ligados de forma inadequada podem resultar em choques, queimaduras graves ou até mesmo em morte.
Segundo a executiva de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Suzane Caires, os cuidados precisam ser constantes. “Para garantir a segurança e evitar acidentes com eletricidade, é preciso atenção com eletrodomésticos, cercas elétricas, antenas, tomadas sobrecarregadas, carregadores de celulares e até varais energizados acidentalmente, que estão entre os principais fatores causadores de curto-circuito. É importante solicitar a revisão das instalações internas a um profissional capacitado, pelo menos a cada 5 anos”, afirma Suzane.
De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2025 (Ano base 2024), da Abracopel, Goiás registrou 32 mortes por choque elétrico em 2024, ficando em 3º lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. O número representa um aumento de aproximadamente 10% em relação a 2023, quando foram registradas 29 mortes. O dado reforça a importância da prevenção no dia a dia e do respeito às normas de segurança.

10 cuidados indispensáveis
* Ao instalar antenas, construir ou reformar, mantenha distância mínima de 3 metros da rede elétrica;
* Evite sobrecarregar tomadas com benjamins (“T”) ou extensões;
* Use protetores em tomadas não utilizadas, prevenindo acidentes com crianças;
* Para reparos, desligue a chave geral ou disjuntor antes de qualquer intervenção;
* Nunca deixe aparelhos elétricos próximos a áreas molhadas;
* Mantenha cortinas e tapetes afastados de fios e tomadas;
* Não encoste em postes, cercas, tubos metálicos ou cabos telefônicos/elétricos;
* Não opere aparelhos elétricos com mãos ou pés molhados;
* Nunca tente religar a rede elétrica por conta própria: acione a Equatorial Goiás;
* Em caso de cabos partidos, não se aproxime e comunique imediatamente a distribuidora.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa pertencente ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com sete concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás, são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².