Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

ESGOTO: Interceptor do córrego Tamanduá e coletor tronco em andamento

Em andamento ações que permitem ampliar captação de rede de esgoto

Governo de Goiás retoma obras de saneamento básico em Iporá, um clamor que atende as necessidades do grande hotel e de todo um lado da cidade. População e empresários que sofrem com a falta de rede de esgoto serão beneficiados com a conclusão das obras em maio

Iporá está entre os municípios goianos que não receberam investimentos para a construção de infraestrutura e saneamento básico. Para mudar essa realidade, que afeta diariamente a vida de centenas de goianos há anos, o Governo de Goiás e a Saneago iniciaram e retomaram diversas obras em todo o Estado. A mais recente é a de Iporá, cuja parte dos tubos e materiais necessários chegaram à cidade no dia 13 de fevereiro.

Em entrevista nesta sexta-feira (14/02) à Rádio Brasil Central (RBC), o governador Ronaldo Caiado destacou que atualmente a Saneago tem condições de prestar um serviço de qualidade à população. “Você vê a falta de organização, o tanto que ela pode prejudicar a população. [Saneamento] é qualidade de vida para as pessoas e é o que fizemos agora”, afirmou.

Originalmente as obras, iniciadas em 2014, previam a construção de 158 quilômetros de rede coletora de esgoto, 11.291 ramais domiciliares e reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), ao valor de R$ 32.247.704,76. No entanto, as obras foram paralisadas entre outubro de 2016 e julho de 2017. Por necessidade de revisão do projeto, as obras do interceptor ficaram um ano paradas.

À época também foram construídas 7.715 ligações, sendo que 3,2 mil necessitam do interceptor Tamanduá e coletor Tronco para funcionar. Com isso, a Saneago assinou o termo aditivo do contrato para a conclusão das obras, realizadas pela Elmo Engenharia e Incorporações, dezembro de 2019. A previsão é de que sejam concluídas as obras do interceptor do Córrego Tamanduá e coletor Tronco em maio deste ano.

Com a finalização das obras serão beneficiados moradores e empresários dos seguintes bairros de Iporá: Mato Grosso, São João, São José, Centro, Jardim Novo Horizonte I e II, Conjunto Águas Claras, Ariston Gomes, Pôr do Sol, São Jorge, Paulo de Souza, Vila Ipiranga, Vila Padre de Cícero, Jardim Arco Íris, Bela Vista, São Paulo, Paulo Cruz, Vila Nova, Estrela do Norte, Expansão Norte, Goiás II, Leste 2, Parque Santana, Perné, Vila Itajubá, Vila Rica, Aeroporto e Jardim Urânio.

Entre as pessoas prejudicadas pela falta de rede de esgoto está Telma Paes Balduíno, proprietária do Grand Hotel, que deixou de oferecer serviço de qualidade aos hóspedes. Isso se deu pelo fato de não haver ligação entre a rede e o esgoto sanitário do hotel. O local já possui oito fossas, feitas pela empresária, o que é insuficiente para garantir o bom funcionamento do hotel, devido ao grande fluxo de clientes.

Região Metropolitana

Também durante a entrevista à RBC, o governador relembrou que já foram iniciados convênios para execução de obras desse tipo em outras cidades, principalmente em Goiânia e Região Metropolitana.

Em Aparecida de Goiânia, as obras para construção dos linhões Central e Sul, que vão garantir água tratada a cerca de 400 mil moradores, foram autorizadas no final de janeiro. Na região Noroeste da capital, também foram assinadas as ordens de serviço para a instalação de 130 quilômetros de rede de esgoto no Jardim Nova Esperança.

“Quero deixar claro que a Saneago passa, então, a ter ações para beneficiar o cidadão. Isso tudo já está sendo regularizado em nossa cidade de Goiânia, Aparecida, Iporá e outras tantas de Goiás”, concluiu Ronaldo Caiado.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

cel
Curto-circuito: como identificar e prevenir acidentes
WhatsApp-Image-2024-10-20-at-09.02
Treinamento sobre vendas foi ministrado para comerciantes e comerciários
Candidatos únicos são aclamados em Ivolândia, Israelândia e Fazenda Nova
urna1
Justiça deu carga e fez lacrações nas urnas a serem usadas
Com 152 número de candidatos a vereador é recorde em Iporá
cel
Curto-circuito: como identificar e prevenir acidentes
WhatsApp-Image-2024-10-20-at-09.02
Treinamento sobre vendas foi ministrado para comerciantes e comerciários
Candidatos únicos são aclamados em Ivolândia, Israelândia e Fazenda Nova
urna1
Justiça deu carga e fez lacrações nas urnas a serem usadas
Com 152 número de candidatos a vereador é recorde em Iporá