Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Está sendo colhida a Lavoura Comunitária de milho na região do Buriti

Com a participação de um bom número de pessoas, começou na última sexta-feira, dia 30 de maio, a colheita da lavoura comunitária da região do Buriti. Lavoura comunitária, é uma iniciativa do Governo Estadual, que beneficia diversas famílias e na região de Iporá, existem muitas iniciativas bem organizadas todos os anos com o empenho das associações envolvidas.

Na abertura da colheita que teve início às 09 horas da manhã estiveram presentes Fausto Pacheco Engenheiro agrônomo da EMATER e gerente regional Caiapó responsável pela criação dos projetos e estudos do solo das lavouras que tem participação ativa na execução das mesmas, Sebastião Ricardo Técnico agrícola da EMATER local, Valdesson Teles presidente da APROJAC (Associação dos produtores da região do Jacaré e Córrego da Júlia), José Geraldo Gerente de Estudos do IF (Instituto Federal Goiano) campus Iporá que é um grande parceiro das associações na execução da Lavoura Comunitária e que tem todo respaldo do diretor da entidade José Junior, Wilmar e Zenildo Coordenadores de lavouras comunitárias, Duílio Siqueira Vereador (PSDB), na ocasião representando o Prefeito Danilo Gleic e Eva Cintra Agrônoma coordenadora do Programa Lavoura Comunitária da SEAGRO Goiás.

Fausto Pacheco falou que está sempre à disposição e deixa as portas do escritório aberta para atender todas as associações e disse que sempre que é procurado faz todo empenho para colocar em prática esse trabalho de grande importância.

Valdesson Teles falou da satisfação em ver o tamanho do sucesso da lavoura em mais um ano mesmo com todo o combate feito a produção não deixou de ser prejudicada pelo ataque das lagartas mais que com o empenho de todos os 41 hectares plantados, cerca de oito Alqueires deverão render de 02 mil a 2500 sacos de 60 Kg do milho, atendendo as 32 famílias beneficiadas diretamente e 150 pessoas indiretamente, ressaltou que em 2013 foram plantados cinco Alqueires e rendeu cerca de 1800 sacos de 60 Kg. Valdesson falou que essa parceria com o a Secretaria de Estado é muito importante para o sucesso das Lavouras e a participação da Prefeitura de Iporá é fundamental e que em mais esse ano a Gestão não mediu esforços para ajudar no que for preciso. Valdesson resaltou ainda o empenho do Governador Marconi que coloca pessoas competentes para executar esse projeto.

Sebastião Ricardo, Wilmar e Zenildo deram as boas vindas a todos, agradeceram e desejou muito sucesso na colheita. Duílio Siqueira reiterou a satisfação de poder participar mais uma vez dessa abertura de colheita e reafirmou o empenho da Gestão Municipal em participar ativamente de projetos como esse, disse que o Prefeito Danilo Gleic sabe que incentivos como esse fazem parte de uma boa Gestão, deu as boas vindas a Eva Cintra que se deslocou da capital Goiana para prestigiar esse momento, Eva recebeu elogios pelos trabalhos prestados à frente da coordenação do programa “Lavoura Comunitária da SEAGRO”, todos os que estavam presentes disseram que todas as vezes que precisam recorrer a ela em Goiânia sempre são muito bem recebidos com muito carinho e atenção.

Em sua fala Eva Cintra disse que a Lavoura Comunitária é um programa que está crescendo a cada ano e melhorando em todas as áreas desde o combate as pragas quando a distribuição dos insumos oferecidos, maior investimento em tecnologia promovendo melhores resultados. Parabenizou a todos pelo empenho e sucesso e reforçou que sempre podem contar com ela em todos os momentos como esse, disse do prazer que é poder estar nas Lavoras e que se sente em casa quando pode fazer uma visita como essa, finalizou dizendo que muitas melhorias ainda vêm por aí e desejou muito êxito na colheita.

Em seguida todos participaram do ensacamento dos primeiros grãos colhidos e as máquinas continuaram os trabalhos que deverão durar cerca de cinco dias para ser concluído.

Prefeitura Municipal de Iporá, a Capital do Oeste de Goiás.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

cel
Curto-circuito: como identificar e prevenir acidentes
WhatsApp-Image-2024-10-20-at-09.02
Treinamento sobre vendas foi ministrado para comerciantes e comerciários
Candidatos únicos são aclamados em Ivolândia, Israelândia e Fazenda Nova
urna1
Justiça deu carga e fez lacrações nas urnas a serem usadas
Com 152 número de candidatos a vereador é recorde em Iporá
cel
Curto-circuito: como identificar e prevenir acidentes
WhatsApp-Image-2024-10-20-at-09.02
Treinamento sobre vendas foi ministrado para comerciantes e comerciários
Candidatos únicos são aclamados em Ivolândia, Israelândia e Fazenda Nova
urna1
Justiça deu carga e fez lacrações nas urnas a serem usadas
Com 152 número de candidatos a vereador é recorde em Iporá