A Polícia Civil recebeu e apura denúncia de uso de máquinas agrícolas da Prefeitura de Palestina em proveito particular. Seria na fazenda do prefeito Valdivino Rodrigues, no município de Caiapônia.
O prefeito se defende dizendo que há uma lei municipal que ampara essa ação. Mas o fato é que, após receber denúncia de que máquinas da Prefeitura de Palestina estariam fazendo serviço na fazenda do atual Prefeito da cidade, a equipe da Polícia Civil foi até o local para confirmar ou descartar a veracidade das informações.
Na ocasião, as máquinas foram localizadas trabalhando na zona rural do município de Caiapônia. Os funcionários das máquinas afirmaram que estavam lá há vários dias, prestando serviço a mando do prefeito de Palestina de Goiás, arrumando estradas e bueiros.
Foi constatado que esses locais que estavam sendo arrumados são as estradas que dão acesso a fazenda do prefeito e de seu filho e ambas sequer pertencem ao município de Palestina e sim ao município ao lado, qual seja, Caiapônia.
Foram localizadas nessas duas propriedades particulares sinais pneumáticos que indicam que as máquinas estiveram realmente trabalhando no local. Informações preliminares dão conta de que tais máquinas foram retiradas durante a noite dessas fazendas após possível vazamento da denúncia.
A Polícia Técnica Científica esteve no local para fins periciais e foi fundamental no trabalho. As máquinas foram apreendidas e os funcionários ouvidos na Delegacia de Polícia. Inquérito Policial foi instaurado para apurar materialidade e autoria de possível crime de Peculato. Novas oitivas devem ser feitas nos próximos dias.
A Prefeitura de Palestina, que alegou preliminarmente que existe uma lei municipal que permite o uso de maquinário na zona rural do Município vizinho, vai ter que apresentar esta lei e sua legalidade. O prefeito terá oportunidade de se defender, mostrando sua versão para o fato, que, se constado e sem amparo legal, constitui crime de Improbidade Administrativa.
Fonte: Delegacia de Polícia de Caiapônia.