O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, realizaram uma vistoria técnica nas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Iporá, neste sábado (13). Com a entrega da obra, prevista para ocorrer no próximo mês de março, o atendimento com coleta, afastamento e tratamento de esgoto no município atingirá a cobertura de 80% da população.
O Interceptor Tamanduá está em fase de conclusão e foi executado parcialmente por método não destrutivo, cujas vantagens, além da redução de transtornos à população, estão a precisão nos trabalhos, facilitação da recuperação asfáltica e baixo impacto ambiental, devido ao mínimo volume escavado.
Sobre o método não destrutivo, Caiado ressaltou: “Isso é o que existe de mais novo, de mais moderno e eficiente. Neste local, era um brejo. Então, a terra é, extremamente, difícil de ser cavada. Então, é um sistema que vem, de uma perfuração subterrânea, passando a cerca de três métodos de profundidade”.
O projeto soma investimentos de R$ 38 milhões e inclui a implantação de 149 km de redes coletoras e a reforma da estação de tratamento de esgoto, já concluídas, e que atenderão 7.878 famílias com as novas ligações. Com a inauguração do sistema, serão beneficiados 14.300 moradores, em 37 bairros de Iporá.
A vistoria tem o objetivo de acompanhar o andamento dos trabalhos, que serão inauguradas no próximo mês. “Viemos acompanhar a finalização da obra. É uma obra que começou em 2014, depois parou. Com esta nossa nova gestão, nós retomamos no meio do ano de 2019. Até então, estava com 56% de execução. E nesse um ano e meio, avançamos muito e já estamos concluindo”, explicou Soavinski sobre o andamento dos trabalhos.
O município de Iporá é destaque em termos de indicadores de saneamento, tendo em vista que os serviços de abastecimento de água tratada também já são universalizados, abrangendo quase 30 mil pessoas e mais de 16 mil ligações. (Do site da Saneago)