A Prefeitura de Iporá está entre as 20 de Goiás que mais receberam verbas do orçamento secreto da Governo Federal. O jornal O Popular fez reportagem sobre o assunto (edição de 29 e 30/01/22), apontando a Prefeitura de Iporá como a de vigésima posição em receber recursos. Nos anos de 2020 e 2021 foram R$ 5.469.183,00 que entraram nos cofres da Prefeitura de Iporá através desse meio polêmico de se distribuir receitas entre os municípios brasileiros.
Receber recursos é sempre um privilégio para qualquer município, o que possibilita mais obras. Mas essas emendas são polêmicas pela falta de transparência, o que pode favorecer grupos políticos. Estas são verbas que chegam como emendas de relator. Esse é um recurso que tem destino indicado pelo parlamentar responsável por relatar a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA), neste caso, da União.
A forma de distribuição é polêmica porque o destino destes recursos é definido por meio de conversas informais e não existe distribuição igualitária entre os parlamentares. Além disso, não há registro de quem indicou as emendas originalmente, o que demonstra falta de transparência (e levou ao apelido de “orçamento secreto”). Esta situação abre margem para favorecimento de bases eleitorais de parlamentares ligados ao governo.
Além de Iporá, outras cidades goianas que receberam verbas do orçamento secreto foram: Goiânia, Catalão, Anápolis, Caldas Novas, Itapaci, Rio Verde, Trindade, Valparaíso de Goiás, Itumbiara, Porangatu, Flores de Goiás, Aparecida de Goiânia, Novo Gama, Águas Lindas de Goiás, Inhumas, Formosa, Bela Vista de Goiás, Minaçu e Acreúna, além de outras, com valores menores. As citadas acima listadas receberam valores superiores a R$ 5.469.183,00.