O prefeito Aílton Severino Aguiar (PMDB), de Israelândia, acaba de resolver um problema de distribuição de água no Distrito de Piloândia. As ações do administrador contemplam vários segmentos: zona rural, capacitação profissional, festividades, lavoura comunitária e produtores rurais, agora sindicalizados junto aos de Iporá e Diorama.
PILOÂNDIA – A gestão tem dado toda atenção possível para o Distrito de Piloândia, fazendo com que as famílias da localidade desfrutem de tudo que é possível também para a sede do município. Um poço artesiano com profundidade de 192 metros foi perfurado em Piloândia para corrigir uma deficiência que havia na distribuição de água. A obra foi com recursos próprios da Prefeitura e custou 31 mil reais.
PONTES E MATA-BURROS – Construir ou reformar pontes e mata-burros é algo que tem sido alvo de investimentos com os recursos públicos do Município. A gestão entende que, por ser a zona rural o local de onde vem a riqueza desta terra, cabe ao poder público amparar o produtor. Isso tem sido feito por meio da manutenção das estradas e reformas ou construções de pontes. Na zona urbana, está sendo feito uma operação tapa-buracos.
PRONATEC – A gestão estendeu ao município as ações do Programa Nacional de Ensino Técnico (Pronatec), o que permitiu para os israelandenses, especialmente aos jovens, cursos profissionalizantes. Já foram ministrados gratuitamente cursos de Auxiliar Administrativo e Operador de Computador, atendendo dezenas de pessoas.
CREAS – A Prefeitura está mantendo o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) que consiste em um local que disponibiliza uma equipe multifuncional, consistente de psicóloga, assistente social e pedagoga. Em áreas de vulnerabilidade social essa equipe atua, resolvendo problemas de conflitos entre menores de idade e em casos de desajustes familiares.
FESTA DAS MÃES – Mais de quatrocentas mães israelandenses foram homenageadas em uma festa organizada pela Prefeitura, e com participação especial da área de assistência social. A festa das mães foi evento inesquecível no salão paroquial, com coquetel e sorteio de brindes.
CRECHE ESCOLA EM FASE DECONSTRUÇÃO – Um Convênio entre a Prefeitura de Israelândia e o Governo Federal viabiliza uma grande obra que está em andamento. É a Creche Escola, ora em edificação a Rua Santa Luzia, no centro da cidade. O recurso é federal, mas conta com contrapartida municipal. O funcionamento futuro da Creche Escola vai significar um novo tempo para o ensino infantil.
LAVOURA COMUNITÁRIA – Foi de muito êxito a colheita da Lavoura Comunitária mantida pela Prefeitura em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e assistência técnica da Emater. Foram colhidas 382 sacas de arroz e distribuídas para dezenas de famílias que estavam cadastradas no Programa.
PRODUTORES RURAIS AGORA SÃO LIGADOS A SINDICATO – Quem está unido jamais será vencido. A Prefeitura de Israelândia articulou e apoiou para que os produtores rurais do Município estivessem unidos a uma entidade forte. Com isso, foi feita uma extensão de base do Sindicato Rural de Iporá/Diorama, do qual Israelândia passa agora a fazer parte. Isso significa que os produtores passam a ter uma entidade para representá-los, o que significa fortalecimento da categoria. Através do Sindicato Rural, emparceria com a Prefeitura, implantamos o Programa Balde Cheio que beneficiará os pequenos produtores de leite.