Em matéria de capa do jornal O Popular de ontem, segunda-feira, 14, a gestão da prefeita de Israelândia, Miriã Dantas, foi destacada como a que mais faz proporcionalmente investimentos públicos.
O jornal, com base em dados do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), mostrou que Israelândia vai além do zelo com custeio, para também fazer investimentos. Os dados são do ano de 2018, quando a gestão municipal em Israelândia conseguiu aplicar 27,24% da sua receita em investimentos. Israelândia ficou em primeiro lugar, dentre todas demais 246 prefeituras de Goiás.
De uma arrecadação no ano de R$ 14.210.719,84, a gestão conseguiu aplicar R$ 3.871.187,45 em investimentos. Esse valor aplicado em investimentos significa as melhorias no município. O restante do recurso financeiro ficou em manutenção da máquina administrativa, a exemplo de pagamento de funcionários, manutenção de maquinário, combustíveis, etc… Outra cidade da região do Oeste Goiano destacada foi Diorama, que ficou em 17º lugar ao conseguir aplicar 15,62% de sua receita em investimentos.
Na lista das 20 piores cidades em investimentos aparece uma da região. É Jaupaci, que no ano de 2018 só conseguiu aplicar 1,48% em investimentos. Isso mostra que naquele município se gasta muito com custeio e funcionalismo.
A capital do Estado, Goiânia, que tem a maior receita do Estado, não é bom exemplo de investimento. Só conseguiu aplicar 2,6% de sua receita em algo que significa a melhoria da qualidade de vida de seu povo.