
Completou 15 anos, em 7 de setembro de 2025, domingo, o projeto acadêmico de conclusão do curso de Pós-Graduação em Responsabilidade Social e Ambiental, pela UniEVANGÉLICA de Anápolis, em convênio com o Tribunal de Justiça do estado de Goiás, denominado “RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO NASCENTE GROTA SECA”, de autoria do serventuário da justiça estadual da comarca de Iporá – Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza (Oívlis Morbeck), que culminou com a criação do PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE IPORÁ, em 17 de maio de 2012, por meio da Lei nº 1.501.
O parque conta com 14.018,35m² de área e está localizado nas proximidades dos prédios da prefeitura municipal e da câmara municipal, e anexo ao prédio do Fórum da comarca e campo de futebol (do antigo Umuarama).
Estima-se que existam atualmente no parque, em desenvolvimento, 1.600 mudas plantadas, de aproximadamente 60 espécies diferentes, além daquelas que nasceram naturalmente na área, todas do bioma Cerrado.
O parque está em processo de recuperação de sua área degradada, muito foi feito, mas muito ainda precisa ser feito, principalmente com relação a infraestrutura, para que possa receber visita da comunidade local e regional.
Algumas espécies frutíferas plantadas, após o início do projeto acadêmico e da criação do parque, estão produzindo frutos, como caju, baru, ingá, goiaba e jenipapo.
Infelizmente, atualmente, nenhum dos 8 pontos de nascentes existentes na área do parque está aflorando água.
Acompanha a publicação fotos do parque de 7 de setembro de 2010 e de 7 de setembro 2025, por Oívlis Morbeck.








