Na última quinta-feira, 14 de novembro, estiveram reunidos na Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, o vereador Rodrigo Marques; delegado regional, Dr. Cleiton Colodete; representante da OAB (Subseção de Iporá), Dr. Hartus Bueno; presidente do Conselho Municipal Antidrogas e Segurança Pública do Município de Iporá, Sr. Walter Queiroz e o Sr. João Batista, da Rádio Nova Onda FM.
A Comitiva iporaense foi recebida pelo subsecretário de segurança pública do estado de Goiás, o Coronel Edson da Costa, e pelo assessor direto do secretário, o Sr Georton.
A reunião foi resultando do primeiro encontro para debater a segurança pública no município de Iporá, quando na oportunidade ficaram definidas algumas ações iniciais. As propostas para essas ações foram debatidas e repassadas aos representantes daquela secretaria.
Sobre o monitoramento com câmeras em Iporá, o Subsecretário afirmou ser uma excelente ideia, capaz de reduzir muito os indícies de criminalidade do município, fato já ocorrido em outras cidades, visto que existem programas públicos para a instalação deste sistema.
Foi debatido também a necessidade da construção da sede própria da polícia civil em Iporá, o Subsecretário afirmou que o dinheiro existe para isso, porém é necessário que o município de Iporá faça doação de um terreno para esta finalidade.
Sobre o aumento do efetivo da Polícia Militar em Iporá, o subsecretária acredita que no início de 2014, haverá a possibilidade da vinda de mais policias para o município.
A questão relacionada a construção de um presídio municipal fora do perímetro urbano, é tema a ser tratado em reunião distinta. Esta reunião já está sendo articulada pelo vereador Rodrigo Marques.
Argumentado sobre os primeiros passos para o fortalecimento da segurança pública no município de Iporá, o Vereador Rodrigo Marques afirmou estar muito confiante, leia: “A segurança de nossa cidade não é um problema de uma única pessoa, é uma bandeira muita pesada para ser carregada por apenas duas mãos, é um problema de toda a sociedade. Tem muita coisa ruim acontecendo em Iporá, precisamos de união para mudarmos este cenário. Esta deve ser uma das prioridades para a administração pública municipal. Para que se tenha uma ideia, um sistema de monitoramento suficiente para atender nossas necessidades giraria em torno de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais)”. Acredito que na hora certa todos estaremos unidos, e quem vai ganhar com isso, será a sociedade iporaense.
Dr. Hartus Bueno, que representou a OAB (Subseção de Iporá), afirmou: “Tenho acompanhado a crescente onda de violência no município de Iporá, fico feliz por estar havendo ações em prol de mudança deste cenário. Saio desta reunião confiante que mudanças ocorrerão, mas para isso é preciso haver união da classe política iporaense, bem como daqueles que representam o município a nível de estado. Parabenizo a iniciativa do vereador Rodrigo Marques”.