Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Médio Araguaia convoca plenária para esta quinta-feira

Equipe do Território Médio Araguaia em reunião recente com o prefeito de Bom Jardim de Goiás, Cleudes Bernardes (Baré)

O Território Médio Araguaia realiza nesta quinta-feira, 18, a última plenária do ano, no Instituto Federal (IF) Goiano – Campus Iporá, a partir da 9h. O evento marca o encerramento das atividades com a seguinte pauta: avaliações, definição de prioridades e encaminhamentos para 2015. A temática principal desta Plenária, segundo o coordenador Valdesson Teles, é a definição de ações e parcerias para reforçar as políticas públicas de apoio à agricultura familiar no Médio Araguaia.

O delegado do MDA em Goiás, Otacílio Alves Teixeira, confirmou presença. Representante da Universidade Federal de Goiás, professora Angelita Lima, também estará presente para apresentar o novo projeto de gestão da política territorial no Médio Araguaia para o biênio 2015/2016. Representantes da Agrotec vão apresentar, durante o evento, o Arranjo Produtivo de Fitoterápicos e o projeto Farmácia Viva que está sendo desenvolvido a partir de Diorama com o apoio do Ministério da Saúde.

A plenária é o momento que reúne os representantes de cooperativas, associações, conselhos, prefeituras, ONGs, Emater e outros dos 21 municípios que compõe o Território: Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Aurilândia, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Fazenda Nova, Iporá, Israelândia, Ivolândia, Jaupaci, Jussara, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil, Palestina de Goiás, Piranhas e Santa Fé de Goiás.

Médio Araguaia busca apoio de prefeitos para dinamizar agricultura familiar

Uma reunião realizada na segunda-feira, 15, entre coordenadores do Território Médio Araguaia e o presidente da Associação Goiana dos Municípios, AGM, Cleudes Baré, prefeito de Bom Jardim, marca uma nova fase do Território. O encontro serviu para alinhar parcerias visando o desenvolvimento de ações para fortalecer a agricultura familiar da região. De fato, a ausência dos prefeitos e, por conseqüente dos titulares das secretarias de agricultura, ainda é um elo desconectado da corrente da política territorial. Da reunião, além de uma conversa franca sobre a realidade regional e as perspectivas de futuro, ficou encaminhada a realização do 1º Encontro com os Prefeitos do Território Médio Araguaia. Dia 13 de janeiro, no escritório da Emater- Iporá, uma comissão composta por representantes do Médio Araguaia e da AGM vão formatar o referido encontro e propor a data.

Todos os 21 municípios do Médio Araguaia tem base produtiva rural; em todos, há uma presença significativa de agricultores familiares, tradicionais ou de assentamentos de reforma agrária. Os representantes do Território pleiteam uma atenção maior dos gestores municipais à agricultura familiar por que o setor apresenta potencialidades até então pouco percebidas e valorizadas no processo de desenvolvimento dos municípios e da região. O Médio Araguaia tem vocação para a produção de alimentos diversificados para o mercado local e até nacional. Uma grande potencialidade que passa pela agricultura familiar.

Os representantes do Médio Araguaia acreditam que afinar a sintonia com os prefeitos é necessário para avançar políticas públicas para o setor da agricultura familiar. Na pauta do esperado encontro com os prefeitos, há demandas como: criação dos sistemas de inspeção municipal (SIM) para permitir a ampliação dos mercados para comercialização de produtos processados da agricultura familiar, melhor aproveitamento dos recursos do Pronaf Infra-Estrutura (PROINF) e emendas parlamentares, fortalecimento das secretarias municipais de agricultura, além do desafio da assistência técnica pública. Cada temática desta é muito urgente para o setor que vê oportunidades batendo à porta, mas carece do suporte do poder público municipal para empreender.

A política territorial, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, é uma estratégia do governo federal com foco no meio rural e na agricultura familiar, um dos eixos de sustentação do processo de desenvolvimento do Brasil. A partir desta visão, o governo federal garante investimentos estruturantes, através das prefeituras, dos estados e de organizações sociais. O exemplo mais recente são as máquinas do PAC2-Estradas Vicinais: todos os municípios do Médio Araguaia, assim como todos aqueles municípios brasileiros com até 50mil habitantes, receberam uma patrol, uma retroescavadeira e um caminhão basculante. A contrapartida cobrada pelo governo federal dos municípios é o custeio funcionamento das máquinas que devem atender preferencialmente a agricultura familiar (produção, comercialização, escoamento, transporte, por exemplo).

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

Juíza rejeita ação de vereadores contra moradora que criticou taxa de iluminação
Governo investe até 380 mil para solucionar desafios de pequenas empresas
IPVA 2026: governo mantém calendário e concede 8% à vista
WhatsApp-Image-2025-12-16-at-12.06
“Iporá – Pegadas do Tempo” é filme que mobiliza 193 pessoas
WhatsApp-Image-2025-12-11-at-16.37
Estudantes no Desafio Liga Jovem Sebrae em edição nacional
Juíza rejeita ação de vereadores contra moradora que criticou taxa de iluminação
Governo investe até 380 mil para solucionar desafios de pequenas empresas
IPVA 2026: governo mantém calendário e concede 8% à vista
WhatsApp-Image-2025-12-16-at-12.06
“Iporá – Pegadas do Tempo” é filme que mobiliza 193 pessoas
WhatsApp-Image-2025-12-11-at-16.37
Estudantes no Desafio Liga Jovem Sebrae em edição nacional