No município de Caiapônia, no Assentamento Padre Ilgo, moradores reclamam das condições precárias de uma escola que teria que ser reformada e até ampliada, mas que ainda não foi. A reportagem do Oeste Goiano ouviu as reclamações de moradores da localidade. O prefeito Argemiro Rodrigues dos Santos foi procurado pela reportagem, o qual explica que a obra na escola já poderia estar pronta ou em andamento, mas quando foi aberto um edital de licitação para se chamar empreiteiros da reforma e ampliação da escola, não apareceu nenhum interessado. Com isso, o procedimento licitatório tem que ser refeito. E está em andamento outra vez. Para o próximo dia 15 de junho tem licitação marcada, 15 horas, na sede da Prefeitura. Neste mesmo dia, a prefeitura licita também outras obras. Segundo Argemiro, aos 150 mil reais de emenda orçamentária a gestão vai somar mais recursos financeiros para que a escola do Assentamento Padre Ilgo fique em ótimas condições, reformada e ampliada.
Recentemente, o deputado estadual Antônio Gomide, ao cumprir agenda na Região Oeste de Goiás, esteve no município de Caiapônia para entrega do documento dessa emenda parlamentar destinada a reforma e ampliação da Escola Municipal Morrinhos III, do Assentamento Padre Ilgo.
O encontro com o deputado para entrega da emenda parlamentar foi repleto de representatividade do município e contou com a presença de várias entidades e pessoas que desempenham um papel importantíssimo em Caiapônia. “O deputado estadual Antônio Gomide publicitou de forma coerente e ética a emenda parlamentar disponibilizada para reforma e ampliação da escola do Assentamento Padre Ilgo, uma região isolada e distante da cidade onde poucas ações do poder público chegam até lá. Esta emenda vem para contemplar os anseios, as necessidades e os sonhos das mães, avós, tios e tias que possuem alunos na rede municipal de ensino”, afirmou o coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Famíliar (Fetraf-GO), Gerailton Ferreira.
Estiveram presentes na reunião, os vereadores Cleber Martins e Jamilton Moraes, Alisson Pires, Zé Ratal e a vereadora Anias Barbosa; o vice-prefeito de Caiapônia, Heber Martins; o secretário de saúde e agricultura do município, João Bosco Carneiro; a secretária de educação do município, Meire Helrigle. Também estiveram presentes no encontro o militante do Partido dos Trabalhadores (PT), José Boizinho; a ex-presidente do diretório municipal do PT, Jéssica; o presidente do diretório do PT no município, José Divino; o ex-vice prefeito do município, Marcos Vinícius; a representante do Assentamento Padre Ilgo, Agajoeme Alves; o coordenador do Sindicato da Agricultura Familiar de Caiapônia, Geraldo e a representante da Associação de Mulheres do Município (Abelha Rainha).
A atual situação da escola é precária e o assunto já chegou até o Ministério Público. A comunidade merece um local adequado para funcionar como escola, tendo em vista ali haver teto estragado e sujeito às chuvas.