O município de Arenópolis, administrado pelo prefeito Ovarci Vilela (PMDB), foi um dos contemplados com três caminhões basculantes, por meio do contrato de repasse de patrulha mecanizada, estabelecido entre Governo Estadual e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O Prefeito Ovarci nos informou que os caminhões chegaram em boa hora, pois os atuais máquinários existentes na Prefeitura estão precisando de ser renovados. Com a chegado destes três novos caminhões vem atender com mais agilidade os anseios da comunidade. Segundo o prefeito Ovarci, ainda existe uma previsão do município de ser contemplado com mais dois máquinários, sendo duas retroescavadeira para o mês de maio.
Durante a solenidade de entrega dos máquinários, os prefeitos da região oeste de Goiás assinaram o Termo de Cessão de Uso para a liberação desses maquinários.
Prefeito Vaci, vereadores e lideranças de Arenópolis satisfeitos com a parceria firmado entre município, estado e união
O município de Fazenda Nova também foi contemplado com maquinário
Foram os seguintes os municípios contemplados:
Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Britânia, Cachoeira de Goiás, Fazenda Nova, Firminópolis, Jussara, Montes Claros de Goiás, Piranhas e São Luís de Montes Belos
Necessidade de regularização
No dia 28 de dezembro do ano passado, o governo anterior até chegou a realizar evento para fazer a entrega simbólica das máquinas aos municípios, com a presença de prefeitos do interior na capital goiana. Entretanto, devido a problemas na documentação e no pagamento, o maquinário não pode ser entregue. No início deste ano, houve a necessidade de regularização de documentos referentes aos municípios e aos equipamentos. O processo está sendo conduzido pelo atual governo estadual, por meio da Seapa. Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, houve a necessidade de regularizar os documentos, exatamente para proporcionar agilidade na entrega do maquinário e transparência nos procedimentos adotados, além de manter compromisso com as prefeituras municipais. “Desde o início trabalhamos de forma responsável para solucionar o processo e realizar a entrega dos equipamentos aos municípios beneficiados”, enfatiza.
Capacitação
Um dos critérios estabelecidos para que o município receba oficialmente o maquinário é o curso de capacitação para a operação e a manutenção dos equipamentos, como tratores, caminhões e motoniveladoras. O treinamento teórico e prático ocorreu de 25 a 28 de fevereiro, em Goiânia, e teve a presença de profissionais de diversas cidades contempladas. De acordo com o secretário Antônio Carlos de Souza Lima Neto, essa qualificação é necessária para que todos possam receber o conhecimento adequado para manuseio do maquinário. “É a oportunidade de entender melhor o funcionamento das máquinas e até colaborar para a vida útil dos equipamentos. Não adianta receber e não saber operar. Por isso faz parte do processo de entrega técnica a participação no treinamento”, explica.
Fonte: Seapa