A despeito do que antes foi publicado sobre vinda de ônibus do Ministério da Educação para Iporá, a secretária Olímpia Vaz esclarece:
Gostaria de esclarecer que no dia 16 de abril de 2013, estivemos, eu e a coordenadora pedagógica da Secretaria, Selma Martins, em Brasília numa reunião no Ministério da Educação, onde recebemos orientações sobre a atualização das ações do PAR- Programa das Ações Articuladas. No dia 21 de maio, estivemos e mais a servidora Marta Barca, na Secretaria Estadual de Educação em Goiânia para orientações sobre o monitoramento do PAR, ocasião em que foi liberada aos municípios a alimentação das ações, ou seja, solicitações diversas.
Não medimos esforços e trabalhando dentro do prazo estipulado, conseguimos fechar várias ações, dentre elas, a aquisição de bens mobiliário para as unidades de educação infantil, de ensino fundamental, brinquedos pedagógicos, lousa digital, dois ônibus escolares, sendo um pequeno, (4×4) e um grande e ainda, a construção de duas escolas, uma com 6 salas de aula e outra com 12 salas de aula. (em anexo, extratos de execução do PAR, impressos em outubro e novembro de 2013).
Essas ações foram analisadas e aprovadas pela comissão do MEC, ainda em outubro de 2013, somente a construção das escolas que estão em análise, mas com previsão de liberação no início de março tendo parte já creditada na conta. O prazo para entrega do referido material é até novembro de 2014, visto que passam pelo pregão realizado pelo próprio MEC, em seguida são divulgadas as empresas vencedoras e então o município que tem acesso ao PAR por senha própria, providencia a tramitação do contrato com as empresas, a partir daí é empenhado o valor pelo FNDE para os pagamentos. Os ônibus passaram pelo pregão, mas os valores não foram empenhados em tempo. O município até organizou o contrato do ônibus menor junto à empresa, mas até então não deu certo.
Após, o próximo pregão, já com o valor empenhado, será mais rápido. Faço esse esclarecimento, por ter visto a matéria de dois vereadores de Iporá que estiveram em Brasília, no FNDE e tiveram acesso a essa informação, no entanto foram somente informações porque foi à equipe da secretaria de educação, com apoio do gestor municipal Danilo Gleic e vereadores da base aliada do município é que buscou as informações, estudou e elaboraram essas ações, bem como várias outras que divulgaremos futuramente. Posso afirmar com convicção que o mérito não pertence a esses dois vereadores, a não ser que conseguiram mais dois ônibus para o município de Iporá, aí sim, serão quatro ônibus e não dois.
Iporá, 13/02/14
Olimpia Vaz dos Santos Silva
Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Iporá.
Segue documento