Essa semana que terminou foi de passo importante em favor de acampados e assentados na região de Iporá. Com chamado dos vereadores Paulo Alves (PT de Iporá), Cleidemar Lara (PT de Israelândia) e Daiana Bueno (PMDB de Jaupaci) o Superintendente do Incra em Goiás, Jorge Tadeu, veio para falar com sem terras ou com aqueles que já foram assentados, mas que reivindicam benefícios para melhor produzirem. Atuou também para que o Superintendente viesse à região os sindicatos de trabalhadores rurais e o gabinete do deputado estadual Luiz César Bueno (PT).
Na visita da quarta-feira, 6, o Superintende do Incra passou primeiramente por Iporá. Na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi recebido pelo líder sindical Edsom Messias, pelo vereador Paulo Alves, assentados e sem terras. Aos presentes o Incra informou que já foram feitas vistorias para desapropriação e aquisição de terras na região. O órgão comprometeu-se a acelerar a análise dos processos e que dentro de 60 dias retornará em uma nova reunião para dar respostas aos acampados.
Em Amorinópolis o Superintendente do INCRA alegou que esse município é relativamente pequeno. Logo, com isso, há a dificuldade em encontrar propriedades com tamanho adequado para fins de reforma agrária. Ele pediu ajuda dos acampados para apontar áreas no município ou na região que enquadre para compra ou desapropriação. Foram entregues pelo Sindicato pedidos de vistorias em terras da região.
No município de Fazenda Nova o Superintendente do Incra foi recepcionado pela vereadora Daiane Bueno, do PMDB de Jaupaci. Em reunião no acampamento Estrela de Davi, na Fazenda Bradesco, foi dito que o processo de desapropriação está avançado. O Superintendente comprometeu-se de que até novembro encaminhará o processo para Brasília para fins de assinatura do Decreto Presidencial.
Sobre a Fazenda Portal do Sol, pleiteada para reforma agrária pelo Acampamento Boas Novas, foi comprometido que nesta próxima segunda-feira, 11, será iniciada vistoria nessa propriedade. Virá uma equipe de vistoriador, topógrafo e motorista, os quais, por uma semana deverá concluir essa vistoria, a fim de saber se esta preenche os requisitos para ser submetida à desapropriação. Depois de muita demora para essa vistoria, Adesvaldo Rosa da Silva, líder dos sem terras que pleiteiam a área, está otimista de que desta vez o processo vai avançar. A Fazenda Portal do Sol tem aproximadamente mil alqueires. Localiza-se nas proximidades de Bacilândia e, se desapropriada, será dividida entre sem terras do Acampamento Boas Novas e outros grupos de acampados da região.
Na última etapa da visita do Superintendente do Incra ele participou de reunião na Câmara de Israelândia. Foi recebido pelo prefeito Ailton Severino Aguiar (PMDB) e pelos vereadores. Abordou-se a questão da Fazenda Itaipava, situada às margens do Rio Claro. Foi dito que esta terra possui boas condições para ser desapropriada e o processo já está avançado. O Superintendente comprometeu-se na agilidade do processo.