Só restaram os secretários e assessores jurídicos. Todos os demais funcionários nomeados da Prefeitura de Iporá foram demitidos pelo Decreto 03/2019, assinado neste dia 2 de janeiro e afixado em mural da Prefeitura nesta sexta-feira, 4. A medida é de grande impacto na cidade de Iporá e atinge mais de 100 servidores. São 117 em diferentes secretarias e órgãos.
O prefeito Naçoitan Leite, no decreto, faz duas considerações para justificar o ato. Primeiramente, afirma que há a necessidade de promover o equilíbrio financeiro do tesouro municipal. Em seguida, justifica o ato também com a afirmação de que precisa estar de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Decreto quanto ao Vapt-Vupt
Em um outro decreto destes primeiros dias do ano de 2019, o de Número 06/2019, ele determina a permanência de servidores comissionados que estão prestando serviços do Vap-Vupt (órgão do Estado), mas só até o dia 31 deste mês de janeiro de 2019.
A reportagem falou com o prefeito Naçoitan Leite, o qual se mostra preocupado com a escassez de recursos financeiros. Ele afirma que tem em andamento um chamamento de servidores concursados, o que suprirá vagas. Afirma que já chamou cerca de 160 concursados. Explica que afetou a Prefeitura a falta de repasses financeiros no ano passado, tanto do Governo Estadual quanto Federal, na área de saúde.
Naçoitan Leite afirma que pretende manter em dias o pagamento da folha de salários, que hoje supera dois milhões de reais por mês. “Não se brinca com a coisa pública”, salienta ele ao falar destas demissões que deixa muitos descontentes em seu grupo político.