Está nos planos do prefeito de Iporá, Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB), uma medida radical e que considera como impopular, mas necessária para que a cidade deixe de ter tantos matagais em lotes baldios do perímetro urbano. O prefeito tocou neste assunto quando foi questionado por moradores do Setor Novo Horizonte II, numa reunião no dia 14 passado. Ali naquela localidade é grande a quantidade de lotes baldios. Boa parte deles estão com matagal e lixo, reunindo, às vezes, até animais mortos. Isso faz ser freqüente o mal cheiro que incomoda moradores.
O prefeito confessou aos moradores sobre a dificuldade que a gestão pública tem para resolver este problema de matagal e sujeira em lotes baldios. Ele disse aos presentes que está planejando um projeto de lei que obrigará o dono de um lote baldio a mantê-lo limpo. Pelo projeto que está sendo pensado, caso o dono do imóvel não faça essa limpeza, a Prefeitura a fará, mas vai lançar essa conta no próximo IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a ser cobrado. Danilo afirmou que está consciente de que essa medida seria impopular, ou seja, não vai agradar aos donos de imóveis. Mas julga que somente assim poderá haver solução para esse problema, o qual afeta, inclusive, o fator criminalidade. Sabe-se que os lotes baldios são também refúgio para deliquentes.
Para uma medida como essa será preciso do apoio de todos os vereadores. Presentes na reunião com moradores do Setor Novo Horizonte , os vereadores petistas Paulo Alves e Valdomiro de Paula, foram alertados pelo prefeito de que vai precisar do apoio de todos que queiram a cidade mais limpa. O prefeito não afirmou quando os vereadores vão apreciar este tipo de Projeto de Lei.