Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Prefeito presta contas junto à maçonaria sobre andamento do mandato

Naçoitan fala em sessão pública para maçons e familiares

Naçoitan Leite, prefeito de Iporá, acompanhado da primeira dama Haiza Hafty e mais o vice-prefeito Duílio Siqueira e ainda Gisele Fernandes, chefe de gabinete na Prefeitura, além de outros ligados a gestão, estiveram na noite da última segunda-feira, 28, em uma sessão pública na Loja Maçônica Paz e Trabalho nº 86, quando o objetivo foi uma prestação de contas a respeito dos 17 meses do atual mandato como prefeito de Iporá.

Da sessão pública, além de irmãos da Ordem Maçônica, participaram cunhadas, sobrinhos e o diretor comandante do Colégio Militar, Major Santana. Diante de todos, o prefeito Naçoitan Leite prestou contas do seu mandato em diferentes segmentos administrativos.

A sessão pública foi presidida pelo Venerável Mestre da Loja Paz e Trabalho, irmão Maurício Ribeiro. A abordagem do prefeito teve como base um documento que foi entregue a ele em setembro de 2016, durante a campanha eleitoral. Na oportunidade, para ele e outros três candidatos que pleiteavam o cargo, foi entregue uma lista de doze sugestões para o trabalho administrativo que poderia ser executado pelo eleito.

Naçoitan mostrou-se satisfeito com o que já pode ser feito, mas admitiu que ainda há pontos em que a gestão ainda precisa melhorar. Falou de empenho para a geração de empregos e sobre a saúde admitiu que problemas existem porque a demanda do hospital municipal da cidade é para um atendimento regional com recursos apenas locais. Falou de um início de trabalho para a questão ambiental e, principalmente, de recuperação do volume de água na bacia do córrego que abastece a cidade.

Ele disse sobre melhorias no trânsito e no Lago Pôr-do-Sol, mas admitiu que sobre a questão da acessibilidade em ruas de Iporá ainda é preciso de ações. Sobre segurança, pontuou parcerias com as polícias para o trabalho e disse que já criou muitas vagas em creches municipais, resolvendo um problema antigo. Sobre asfaltamento, disse do muito que está sendo feito, mas reclamou que a burocracia do serviço público impede a agilidade das obras.

Por fim, o prefeito e a equipe participou de jantar junto com a família maçônica.

Problemas e soluções levantados pelos maçons

PROBLEMA: Desemprego e pouca produção
SOLUÇÃO: Fortalecer a economia do município a partir de apoio aos pequenos produtores e com estreitamento de relações com as associações rurais e cooperativas, com o propósito de aumentar a produtividade rural e, inclusive, com a promoção de diversidade de culturas, apoio em arações, manutenção das estradas rurais e a adoção de planos de crédito e microcréditos para a abertura de empresas ou ampliação das já existentes, a fim de se gerar empregos.

PROBLEMA: Precariedade da saúde
SOLUÇÃO: Não deixar faltar medicamentos na área de saúde pública, criar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal e colocar para funcionar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

PROBLEMA: Área ambiental
SOLUÇÃO: Melhorar a limpeza da cidade, com ações de educação popular e de fiscalização dos atos ilegais e resolver o problema do aterro sanitário que, nos últimos anos, tornou-se um verdadeiro lixão. Ainda na área ambiental é necessário iniciar um trabalho de atenção e ação de revegetação das margens e nascente no Ribeirão Santo Antônio, manancial que abastece a cidade e que, ano após ano, está com sua vazão cada vez menor, o que desperta preocupação quanto ao futuro.

PROBLEMA: Falta de diálogo com a comunidade
SOLUÇÃO: Manter uma relação de transparência e de diálogo com a comunidade, na qual o cidadão possa estar informado de tudo que diz respeito às contas públicas e criar, por meio da internet, uma certa ouvidoria digital, com respostas e solução de problemas da comunidade, onde todos pudessem discutir as questões, reclamar, elogiar e propor soluções.

PROBLEMA: Trânsito
SOLUÇÃO: Reativar a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTU) e voltar à fiscalização e eventuais multas, a fim de se ordenar o trânsito da cidade, com a participação dos participantes do Tiro de Guerra 11-012 e, eventualmente, a criação de uma Guarda Mirim, que poderia atuar em educação de trânsito e em ocasiões de grandes eventos (Festa de Maio, Encontro de Muladeiros, etc…).

PROBLEMA: Descaso com o Lago Pôr-do-Sol
SOLUÇÃO: Revitalizar o principal espaço de lazer da cidade, com mais investimentos na área de limpeza e jardinagem e manter fiscalização que garanta aos praticantes de caminhada que veículos não invadam a pista.

PROBLEMA: Falta de acessibilidade
SOLUÇÃO: Adoção de uma política pública que faça valer a correta acessibilidade às edificações e condições para que deficientes físicos possam ter a devida trafegabilidade, conforme previsto em lei. Propomos uma obrigatoriedade para que todos moradores possam construir suas calçadas em frente suas casas, mas com algum tipo de apoio do poder público municipal.

PROBLEMA: Falta de segurança
SOLUÇÃO: Apoiar as ações do Governo Estadual (polícias militar e civil) para garantir segurança ao cidadão iporaense e implantação do maior número possível de câmeras de filmagem a fim de inibir a criminalidade.

PROBLEMA: Falta de vagas nas creches
SOLUÇÃO: Empreender esforços para ampliar as vagas em creches, o que atualmente impede que muitas mulheres ingressem no mercado de trabalho. Isso pode ser obtido com parcerias com os governos do Estado e a União a fim de edificar novos prédios e de se garantir repasses de funcionamento destas com boa educação infantil.

PROBLEMA: Falta de programas esportivos e culturais
SOLUÇÃO: Empreender uma gestão que valorize a nova geração com a ampliação de alternativas de esportes e de atividades culturais. Criação de escolinha de iniciação esportiva gratuita e promoção de festivais musicais e concursos na área artística. Tanto no esporte, quanto na arte, estabelecer uma política pública que promova o engajamento da juventude nestas atividades e o seu consequente afastamento de condutas nocivas à formação humana.

PROBLEMA: Miserabilidade
SOLUÇÃO: Ter uma Secretaria de Promoção Social atuante, com programas sociais que, de forma justa, contemplem os menos favorecidos pela sorte e estabelecer parcerias com as entidades assistenciais da cidade (ACCI, Desafio Jovem, Lares de idosos, etc… ) de forma a transferir recursos em convênios para que estas possam cumprir o seu papel assistencial.

PROBLEMA: Poeira e lama
SOLUÇÃO: Por meio dos governos de instâncias superiores e dos representantes da cidade (deputados federais, estaduais e senadores) conseguir verbas para o asfaltamento de bairros aonde ainda não chegou o asfalto. Ainda na área de urbanismo, primar pela boa iluminação pública e arborização.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2025-01-11-at-09.06
Abertas matrículas do ensino para jovens e adultos no turno noturno
Maysa toma posse falando em Decreto de emergência
WhatsApp-Image-2024-12-24-at-21.09
Registrada nova espécie de baunilha para a região do Oeste Goiano
PO
Policiamento Rodoviário intensifica ações no fim de ano em Goiás
WhatsApp-Image-2024-12-12-at-06.24
Professor de Iporá em Cuba foi membro de uma missão científica
WhatsApp-Image-2025-01-11-at-09.06
Abertas matrículas do ensino para jovens e adultos no turno noturno
Maysa toma posse falando em Decreto de emergência
WhatsApp-Image-2024-12-24-at-21.09
Registrada nova espécie de baunilha para a região do Oeste Goiano
PO
Policiamento Rodoviário intensifica ações no fim de ano em Goiás
WhatsApp-Image-2024-12-12-at-06.24
Professor de Iporá em Cuba foi membro de uma missão científica