Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Prefeito responde questionamentos da Comissão de Finanças e Orçamento

Gestão financeira da Prefeitura está sob controle afirma Danilo

Os vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Iporá fizeram uma audiência pública com boa participação na manhã da última terça-feira, 28. Um dos pontos mais polêmicos foi a questão levantada a respeito de uma tendência de endividamento que estaria se verificando na Prefeitura de Iporá. A reportagem do Oeste Goiano procurou o prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB) para obter dele as considerações a respeito desta preocupação dos vereadores.

Vamos à entrevista:

OESTE GOIANO – Senhor prefeito, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, o Vereador Gumercindo Francisco (Fio), disse em plenário não concordar com a forma de execução orçamentária adotada pelo senhor e sua equipe de governo. O que o senhor tem a dizer sobre a opinião dele?
PREFEITO DANILO GLEIC – O nosso trabalho, ele tem sido pautado nos princípios da administração e o não entendimento do vereador é um direito dele. Cada pessoa, cada mente interpreta um documento da maneira que achar necessário. Eu respeito a interpretação do vereador e da Comissão, mas discordo ao mesmo tempo de que nós não estamos cumprindo com a questão orçamentária. A nossa equipe tem feito os empenhos da forma legal, tramitações juntos as esferas, aos setores administrativos e tem sido devidamente fiscalizado. Nosso Controle Interno tem funcionado, a contabilidade tem funcionado em sistema diário, fato esse que momentos outros não eram possível detectar isso. Agora, eu respeito o questionamento dos nobres vereadores e é uma função deles, desde que seja uma discussão salutar para o município e para o legislativo, desde que não haja precipitações pessoais, difamações. Eu tenho a certeza que os nobres vereadores, eles têm a consciência do que estão fazendo e por direito de fazer. Agora eu estou seguro, a minha equipe está segura que tem feito as coisas dentro da conformidade e dentro da legalidade.

OESTE GOIANO – O município de Iporá não passa por risco de endividamento como estão dizendo?
PREFEITO DANILO GLEIC – Em momento algum. Agora, uma coisa é fazer previsões orçamentárias e outra situação é nós realmente estar liquidando essas despesas e de forma desagregadora. Isso não tem acontecido. A nossa administração, ela está focada na seriedade, todos os nossos compromissos tem sido pagos dentro do vencimento. Da responsabilidade do município não tem nada ficado para trás, mas cada gestor tem uma forma de administrar. Se nós compramos um milhão de mercadorias, estamos empenhando um milhão de mercadoria. Estamos empenhando em todos os setores. Se você chegar no Departamento de Compras, de Licitação e de Contabilidade, você vai ver lá o fato empenhado. Agora o fato empenhado não quer dizer que ele é liquidado. Ele é um documento de previsão para aquela despesa. Agora, essa possibilidade de endividamento ela está descartada e quero garantir isso e convidar aquele que tem dúvidas a procurar nossos profissionais na Prefeitura para esclarecer o que for possível no momento, porque lá é patrimônio público. Fui eleito para administrar o dinheiro que é público, mas o dinheiro é do povo. Então, enquanto se envolve pessoas, a gente tem que ter uma responsabilidade muito maior no que se faz.

OESTE GOIANO – A comissão alega que a administração não tem repassado cópias de contratos entre Prefeitura com prestadores de serviços e empresas privadas para ser analisadas por ela?
PREFEITO DANILO GLEIC – Eu tenho adotado, inclusive nós na administração, nós não trabalhamos com fala, nós trabalhamos com documento. Até cada setor nosso, para requerer um documento de um outro setor, tem que ser via memorando, tudo por documento e nada por fala. Agora, os nobres vereadores sabem e eles já encaminharam ofícios lá para o Executivo e eu respondi via oficio também. Agora, o Controle Interno é aberto. O Controle Interno é para qualquer um que tenha dúvidas. É só ir lá, que todos os documentos estão lá disponíveis. Agora, haja visto que o Executivo tem um volume muito grande de documentos, eu não posso necessariamente estar colocando três servidores todos os dias para ficar tirando xerox, providenciando documentos que estão disponíveis na Secretaria de Controle Interno. Agora, nós temos sido transparentes o máximo que nós conseguimos, inclusive, tem a lei da transparência que está hoje nos fiscalizando e tudo que está no Controle Interno está também publicado no Portal da Transparência, no site da Prefeitura Municipal de Iporá.

OESTE GOIANO – É de seu conhecimento se os membros da Comissão de Finanças e Orçamentos tem procurado a Secretaria de Controle Interno para averiguar algum tipo de contrato?
PREFEITO DANILO GLEIC – Até então, no presente momento, tem chegado só documentos. Eu não tive a grata satisfação ainda de poder ouvir do meu secretário de Controle Interno e de seus servidores que teve um nobre vereador lá pra ver e acompanhar alguma coisa, o que eu acho fundamental e necessário dentro da administração. 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

cel
Curto-circuito: como identificar e prevenir acidentes
WhatsApp-Image-2024-10-20-at-09.02
Treinamento sobre vendas foi ministrado para comerciantes e comerciários
Candidatos únicos são aclamados em Ivolândia, Israelândia e Fazenda Nova
urna1
Justiça deu carga e fez lacrações nas urnas a serem usadas
Com 152 número de candidatos a vereador é recorde em Iporá
cel
Curto-circuito: como identificar e prevenir acidentes
WhatsApp-Image-2024-10-20-at-09.02
Treinamento sobre vendas foi ministrado para comerciantes e comerciários
Candidatos únicos são aclamados em Ivolândia, Israelândia e Fazenda Nova
urna1
Justiça deu carga e fez lacrações nas urnas a serem usadas
Com 152 número de candidatos a vereador é recorde em Iporá