A vereadora Viviane Specian (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Iporá nesta sexta-feira, 21, para fazer um alerta a todos sobre o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Iporá (IPASI), órgão que zela de recursos financeiros para fins de aposentadorias dos servidores da Prefeitura de Iporá. Ela mostrou que cinco milhões, duzentos e setenta e um mil e novecentos e sete reais (R$ 5.271 907,00) é o valor da dívida de 2022 que a Prefeitura de Iporá tem para com o IPASI. Segundo ela, isso é por não ter havido neste ano o repasse da parte patronal dos meses de junho, julho e agosto da área da administração, de abril a agosto da área da saúde, de maio a agosto da área da educação e o aporte de março a agosto.
O valor não repassado é alto, o que fere a lei, tendo em vista que esses repasses precisam serem feitos regularmente a cada mês. Neste 2022 a dívida ficou muito alta.
A vereadora mostra preocupação e diante de um plenário lotado fez o alerta, o qual também foi levado ao público através da transmissão da sessão da Câmara.
A vereadora recordou que a situação do IPASI já é difícil desde antes, tendo em vista os parcelamentos de outras dívidas anteriores. São R$ 494.000,00 (quatrocentos e noventa e quatro mil reais) mensais que já existem de parcelamentos. Tem um parcelamento que foi feito em 2008, dois parcelamentos de 2021 e dois parcelamentos feitos neste 2022.
A vereadora alertou para a questão da Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP), um documento importante e que vence neste próximo dia 6 de novembro. Não estando as contas em dias, a Prefeitura não obtém a CRP e não ter em mãos este documento significa não ser possível o recebimento de verbas de convênios. Por isso afirma ela que “a questão do IPASI afeta todo município”.
Informou ainda a vereadora Viviane Specian que para pagar os aposentados da Prefeitura está sendo preciso usar de recursos aplicados, o que é ilegal e preocupante, já que o futuro de todos está em jogo. Ela conclamou para que algo seja feito para cobrar do gestor o cumprimento deste dever.